“LA GLOBALIZACIÓN Y SUS IMPACTOS EN LA CULTURA Y LOS SISTEMAS EDUCATIVOS”. ¿Cómo enfrentarlos?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.67.9-24Resumo
El artículo que se presenta tiene como objetivos analizar los impactos de la globalización en el contexto educativo latinoamericano, y valorar las potencialidades éticas de este sector para fomentar una cultura de resistencia, una cultura contrahegemónica, que a nuestro juicio pasa por la recuperación de la memoria y la identidad de estos pueblos, proceso en el que la escuela juega un papel esencial al preparar a la nueva generación para la utopía concreta, al despojar a la educación de la lógica neoliberal. Para ello se parte de reconocer que globalización como proceso se extiende más allá de los fenómenos meramente económicos al incorporar todas las dimensiones de la vida: la producción material y espiritual, fenómeno que rediseña el escenario mundial contemporáneo, que a su vez está condicionado por los avances de las nuevas tecnologías, por las relaciones de producción en que estas tienen lugar y por un contexto político delineado por el derrumbe del socialismo y el avance del neoliberalismo. El abordaje se sustenta en el paradigma dialéctico-crítico, que permitió revelar el carácter histórico,complejo, contradictorio, paradójico y multilateral del fenómeno
que se aborda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.