A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PARADIGMA DA QUALIDADE TOTAL NO CAMPO EMPRESARIAL E A SUA TRANSPLANTAÇÃO PARA O CAMPO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.62.7-30Resumo
Apresenta-se um breve histórico da construção da teoria daqualidade total. Discute-se a utilização ideológica dos pressupostos da qualidade total no campo educacional como estratégia de privatização da oferta dos serviços públicos. Conclui
que os pressupostos da qualidade total contidos no discurso empresarial é incompatível com os objetivos históricos, políticos,
sociais e teórico-metodológicos da escola e de um projeto
educativo comprometido com a construção da cidadania plena,
que viabiliza a substituição da qualidade total pela qualidade
social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).