A GLOBALIZAÇÃO E OS NOVOS MECANISMOS DE CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.62.31-50Resumo
Analisam-se alguns aspectos da globalização à luz da produçãode poder segundo Foucault, afirmando que a idéia da
irreversibilidade e da inevitabilidade difundida pelos ideólogos
da globalização contribui para a naturalização da miséria e da
exclusão produzidas pelo neoliberalismo. Articula o conceito
de biopoder, de Foucault, com as novas estratégias de produção
e trabalho. Tal como o trabalho, também a educação ultrapassa
os limites físicos da escola e se instala no cotidiano dos cidadãos, mediante a aprendizagem e a avaliação permanentes e contínuas. A nova estratégia do trabalho valoriza a competência em lugar da titulação. São necessárias novas modalidades de resistência em face da hegemonia neoliberal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).