LA EDUCACIÓN DE LOS DERECHOS HUMANOS EN CHILE AL 2000
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.62.79-98Resumo
Durante el régimen militar, ONGs, iglesias, movimientos sociales y otras instituciones implementaron la defensa, lapromoción y la enseñanza escolar de los derechos humanos y de ciudadanía, en Chile. Durante la transición a la democracia,
el movimiento de los derechos humanos recua, algunos otros son permitidos por el régimen, las demandas por investigación de crímenes políticos son ocultados por la mayoría de los conservadores en el gobierno y en el Senado. El Estado trató de alejar, los debates de la reforma educacional, los segmentos sociales interesados, particularmente los profesores, y reduzco el alcance de la reforma, limitándose al
ámbito escolar, en ves de aplicarlas a las instituciones comunitarias, por medio de que se promovería la educación de
la ciudadanía y de los derechos humanos. Tampoco las universidades incluyen el asunto en sus currículos. La educación de los derechos humanos puede convertirse en horizonte ético de la enseñanza, de la vida escolar y de la cultura ciudadana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.