OFICINAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A BUSCA PELA INCLUSÃO

REMOTE INTERDISCIPLINARY WORKSHOPS: TEACHING SCIENCE TO PEOPLE WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER AND THE SEARCH FOR INCLUSION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12427

Palavras-chave:

Autismo, Ciências, Ensino, Licenciatura

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou novas formas de ensinar e aprender, o que ocorreu, inclusive, em cursos de formação de professores, nas universidades. Tendo em vista propiciar formação inclusiva de treze licenciandos em ciências da natureza relatou-se experiências de oficinas pedagógicas interdisciplinares e  inclusivas para estudantes autistas e não autistas, realizadas de forma remotas e suas contribuições à mudanças das percepções de autismo desses estudantes de licenciatura. Essas oficinas ocorreram no âmbito da disciplina acadêmica Núcleo Temático Inclusivo no Ensino de Ciências, que possui caráter de ensino, pesquisa e extensão. Os dados foram coletados por materiais produzidos por esses estudantes, observação e questionários. Os mesmos foram analisados por análise de conteúdo. Foi observado que esses licenciandos possuíam conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, apesar de surgirem ideias estereotipadas sobre pessoas com TEA, verificou-se ampliação de suas percepções, exceto em dois casos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, UNIVASF

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui experiência em educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade e História da Disciplina Escolar Ciências.

Letícia Maria de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e um pós-doutoramento na área de tratamento biológico de resíduos, aplicado ao saneamento ambiental (2009), também pela UFPE. Atuou na área de Ciências dos Materias, em projetos de pesquisa envolvendo o magnetismo e materiais magnéticos, materiais poliméricos, com ênfase em polímeros naturais e na elaboração de compósitos, bem como na área de biodegradabilidade e no estudo de microrganismos no tratamento de resíduos líquidos. Desde 2009 é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é Professora Associada I. Nesses doze anos de docência, desenvolveu e coordenou diversos projetos na área de divulgação científica e ensino de Física, período no qual buscou inovações para o ensino das ciências, além do estabelecimento de diálogos entre a física, a arte e a cultura e suas representações da Natureza. Também atua, desde 2003, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). No momento, a docente vem realizando pesquisas na área de Ciências dos Materiais, com a produção de biofilmes e na síntese de nanopartículas metálicas por meio de extratos naturais.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Soares Lemos Shaw, G., & Maria de Oliveira, L. . (2022). OFICINAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A BUSCA PELA INCLUSÃO: REMOTE INTERDISCIPLINARY WORKSHOPS: TEACHING SCIENCE TO PEOPLE WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER AND THE SEARCH FOR INCLUSION. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 164–182. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12427

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes