Os saberes docentes mobilizados em atividades de modelagem nas ciências e matemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12481Palavras-chave:
formação continuada, desenvolvimento profissional, constituição docente.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida com um grupo de professoras participantes do programa de extensão “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática”, o qual tem a seguinte questão norteadora: De que forma os saberes docentes são mobilizados e transformados durante o envolvimento das professoras em atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM)? Para a constituição dos dados empíricos utilizamos os diários referentes aos encontros de formação continuada de seis professoras de Matemática e os diários de planejamento das atividades de MCM. A análise do material segue os procedimentos da Análise Textual Discursiva, por meio da qual reconhecemos a emergência de três categorias: 1) avaliações sobre o processo de MCM, as quais denotam a ausência do saber da formação profissional ante o conhecimento do processo de modelagem e a transformação desse saber ao longo da formação; 2) o fazer MCM, no qual há predomínio do saber disciplinar e a compreensão de que o processo de modelagem possibilita relações interdisciplinares; 3) a transição para a sala de aula, na qual o amálgama dos diferentes saberes constituintes da profissão docente é posto em evidência. Sinalizamos que as categorias textualizam elementos que denotam marcas de desenvolvimento profissional das professoras em formação.
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