Capacitismo e Acessibilidade no Ensino Superior: Um estudo de caso acerca da formação de um cadeirante em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13401

Palavras-chave:

Acessibilidade, Capacitismo, Inclusão no Ensino Superior, Pessoas com deficiência

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a acessibilidade e o capacitismo no/do Ensino Superior a partir da trajetória formativa de um psicólogo com deficiência física/cadeirante. Para tanto, são discutidos conceitos como deficiência, inclusão, acessibilidade e capacitismo. Para a produção dos dados foi realizada uma entrevista do tipo semiestruturada com um cadeirante, o qual foi convidado a falar, dentre outros aspectos, de sua inclusão no Ensino Superior em um curso de Psicologia. Além dessa entrevista, a produção dos dados foi complementada por diálogos informais para dirimir dúvidas acerca do que havia sido abordado durante a entrevista. A análise dos dados seguiu pressupostos da Análise Textual Discursiva, com as etapas de unitarização, categorização e construção de um metatexto. Dentre os resultados destacam-se: manifestações capacitistas em diferentes situações que influenciaram na formação profissional do entrevistado; aspectos relacionados à (in)acessibilidade aos serviços ofertados pela universidade; e desconhecimento das características do acadêmico com deficiência como um fator que desfavorecia sua inclusão. Como possibilidades para avanços na melhoria da qualidade da inclusão no Ensino Superior, aponta-se para a maior valorização do diálogo com pessoas com deficiência, incluindo a formação de grupos de discussão no ambiente universitário como oportunidade de diminuição das barreiras contrárias à inclusão.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Borges, F. A., & Peixoto, J. L. B. . (2023). Capacitismo e Acessibilidade no Ensino Superior: Um estudo de caso acerca da formação de um cadeirante em Psicologia. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13401. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13401

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes