Reflexões em processos de formação de hábitos de consumo no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13425

Palavras-chave:

Metemática Finaceira, Hábitos de Consumo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Com o intuito de provocar reflexões sobre comportamentos de consumo, foi desenvolvido um produto educacional com uma proposta de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Formação de Hábitos de Consumo, aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta do curso foi aplicada no IFRN Campus Ipanguaçu por meio de rodas de conversas com temas geradores, com coleta de dados por meio da aplicação de questionários, observação direta e das resenhas das discussões nas rodas de conversas que os alunos produziam ao final de cada encontro. Após a aplicação do produto foi realizada a avaliação pelos participantes. O resultado foi positivo, pois, os alunos perceberam que conhecer como o processo de decisão acontece na mente humana contribui para a educação financeira deles, bem como o curso de Formação de Hábitos de Consumo contém elementos que possibilitam a replicação da ação em contextos educativos, em geral.

Referências

ALVES, Sandra Maria Campos; OLIVEIRA, Gisélia Batista; BEZERRA, Diogo Pereira. Female empowerment in the countryside: The trajectory of peasant women in agrovila Paulo Freire in the municipality of Mossoró - RN. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e135101723533, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23533. Acesso em: 31 maio 2022.

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 15 nov. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2011.

CAMERER, Colin; LOEWENSTEIN, George; PRELEC, Drazen. Neuroeconomics: How Neuroscience Can Inform Economics. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 43, p. 9–64, mar. 2005. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/0022051053737843. Acesso em: 01 maio 2022.

CNDL/SPC BRASIL. Inadimplência de Pessoas Físicas de janeiro: dados referentes a janeiro de 2019. Brasil, 2019. Disponível em: www.spcbrasil.org.br › wp-content › uploads › 2019/02 › Análise-1. Acesso em: 02 abr. 2022.

CNDL/SPC BRASIL. Perfil de comportamento frente às dívidas de 2018. Brasil, 2018. Disponível em: https:// www.spcbrasil.org.br › 2018/08 › analise_perfil_inadimplente_2018. Acesso em: 02 abr. 2022.

DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

FERREIRA, Fabrício Gurkewicz; FELZKE, Lediane Fani. Currículo integrado na Educação Profissional: concepções de alunos e professores sobre projeto integrador. Revista Contexto e Educação. n. 113, p. 413-432, jan/abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10421. Acesso em: 30 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, Rafaela. Consumismo: um estilo de vida ultrapassado. Barra da Tijuca: IBMR, 2019. Vídeo (7 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WEeZhGuc59Q. Acesso em: 28 mar. 2022.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KEIM, Ernesto Jacob. Complexidade e prática educacional: o pensamento sistêmico, o conhecimento e a vida. Revista Contexto e Educação, n. 64, p. 37-59, out./dez. 2001. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1189. Acesso em: 30 maio 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo. Acesso em: 01 abr. 2022.

LOPES, Ana Raquel; SILVA, Francisca Rayane; ARAÚJO, Antônio Francinaldo Fonseca; BEZERRA, Diogo Pereira. Videoaulas no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 3, p. 238–249, 2021. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7759. Acesso em: 30 abr. 2022.

MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educ., João Pessoa, v.5, n.15, p.24-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/0. Acesso em: 20 abr. 2022.

OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Uberaba, 2011.

OLIVEIRA, R. de C. A. Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, p.63-86, mar. 2007. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/89/90. Acesso em: 29 abr. 2022

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec, Manaus, v. 4, n. 07, p. 106-120, jun. 2018. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 05 mar. 2022.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Natal: s.n., 2007. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em: 07 abr. 2022.

REBOUÇAS, Marcos Sérgio Carvalho; BEZERRA, Diogo Pereira. Active methodologies as interdisciplinary praxis in vocational and technological education. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e500101622962, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22962. Acesso em: 28 abr. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1 n. 1 p. 131-152, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 Abr. 2022.

SILVA, Thiago de Lima; BEZERRA, Diogo Pereira. Awakening of scientific communication in High School integrated with Professional Education. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e507101622968, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22968. Acesso em: 31 maio 2022.

TEXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138. Acesso em: 25 abr. 2022.

THALER, Richard H; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. Rio de Janeiro, 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6467. Acesso em: 05 abr. 2022.

VARELA, Lavinia Kelly de Sa Leitao; OLIVEIRA, Janety Brunna Souza; AZEVEDO, Francisca Francilene Candido; LEMOS, Paulo Henrique Macedo; ALMEIDA, Diogo Yuri; BEZERRA, Diogo Pereira. Mostra Científica como prática diferenciada na formação inicial de professores. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 524–531, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1370. Acesso em: 31 maio 2022.

WASUM, Tatiana Vanesca. A Sociedade de consumo e os adolescentes: uma visão sobre as relações escolares frente à sociedade de consumo. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/issue/view/6. Acesso em: 20 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Freitas, C. N. P., Santos, F. A. A., & Bezerra, D. P. (2023). Reflexões em processos de formação de hábitos de consumo no contexto da educação profissional e tecnológica. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13425. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13425

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes