Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13591

Palavras-chave:

etnobotânica, métodos de ensino, química, conhecimento popular

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio público no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. Na primeira aula, com a aplicação de um questionário, foram obtidas informações sobre plantas medicinais, seu uso, seu nome e seu modo de preparação; posteriormente, foram introduzidos conceitos sobre plantas medicinais e realizado um debate acerca dos conceitos de natural e de contraindicação. Na segunda aula, por intermédio de um questionário, os alunos puderam avaliar seu próprio aprendizado e a eficiência do método. As atividades desenvolvidas proporcionaram uma oportunidade de sensibilização dos alunos sobre a presença de substâncias químicas em plantas medicinais, e o aprendizado de conceitos de Química, Biologia e Física. A metodologia pode ser aplicada na elaboração de aulas e na formação continuada de professores.

 

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Albano, W. M., Santos, M. G., & Bastos, W. G. (2023). Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13591. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13591

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde