Educação superior e prática docente: Interlocuções com professores (as) de um curso de direito no período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13649

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação Continuada

Resumo

A expansão da educação superior, sobretudo, nas últimas três décadas tem colocado como pano de fundo a preocupação com a formação dos professores. Nesse contexto, a pesquisa se estrutura a partir do problema investigativo: como os(as) professores(as) do curso de Bacharelado em Direito de uma Universidade Comunitária de Santa Catarina percebem a importância da formação continuada para sua atividade docente? O objetivo é analisar a percepção dos professores relativa à formação continuada e suas práticas docentes, tendo em vista o cenário pandêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e interpretativa e com abordagem analítica. Foram ouvidos sete professores por meio da técnica de grupo focal. Os dados coletados foram organizados no software Atlas TI e submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin (1977), considerando-se as seguintes categorias: curso e identificação, aulas on-line e pandemia, movimentos da competência, metodologias ativas, formação docente e expectativas. Os resultados evidenciam que os participantes apresentam fragilidades pedagógicas que podem ser “melhoradas” com programas de formação continuada e que a pandemia da Covid-19 desestabilizou os processos de ensino-aprendizagem, dificultando a avaliação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que motivem os estudantes a participarem das aulas.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Trevisol, M., Mello, R. O., & Lesnieski, M. S. (2024). Educação superior e prática docente: Interlocuções com professores (as) de um curso de direito no período pandêmico. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13649. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13649

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes