A língua espanhola na região de fronteira Brasil-Peru: Olhares sobre o ensino e a aprendizagem em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13670

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Região de Fronteira, WhatsApp, Língua Espanhola

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do trabalho que teve por objetivo investigar os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Espanhola, na disciplina (INL025) Língua Espanhola II, desenvolvida remotamente com o auxílio do WhatsApp como ferramenta de ensino, junto aos alunos do segundo período do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, do Instituto de Natureza e Cultura INC, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Nesse sentido, procedemos metodologicamente utilizando um questionário com 15 perguntas, dentre estas 07 fechadas e 08 abertas e, formulado via Google Forms, e aplicado para uma turma de 42 alunos, dos quais 24 responderam ao questionário. A nossa análise centrou-se nos questionários e teve por base as reflexões de Borges e Paiva (2011), Kenski (2012), Có et al. (2020), Araújo e Bottentuit Junior (2015), entre outros; valendo-nos da abordagem qualitativa, bem como da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os dados foram organizados em quatro categorias: a primeira referente aos Participantes da Pesquisa; a segunda em relação à Internet e Conectividade; a terceira categoria relacionada ao Uso do WhatsApp como Plataforma de Ensino e a quarta referente ao Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola na Modalidade Remota. Com isso, pudemos identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na modalidade de ensino remoto.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Guerreiro, S. da S., & Martins, S. N. (2024). A língua espanhola na região de fronteira Brasil-Peru: Olhares sobre o ensino e a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13670. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13670

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes