Modelagem da evasão do ensino superior nos campi do IFMS por meio de dados educacionais socioeconômicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13732Palavras-chave:
Evasão escolar, Regressão logística, Dados socioeconômicos, Educação profissionalResumo
Vários trabalhos destacam os diferentes fatores (econômicos, sociais, institucionais, entre outros) que influenciam na evasão escolar em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como os problemas provocados pela desistência dos estudantes. Cientes da necessidade de investigar fatores associados à evasão, utilizamos dados de cerca de 2500 estudantes, coletados em 8 campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para averiguar, por meio de regressão logística, se as características presentes nesses dados podem prever a evasão destes estudantes. Após preparação, transformação e análise de modelos, foram identificadas variáveis que determinam probabilidade de o estudante evadir ou concluir seu curso. Concluímos que a identificação de variáveis relacionadas à evasão deve ser feita em cada instituição, e preferencialmente cruzada com indicadores econômicos globais e informações sobre fatores relacionados à instituição e ao mercado de trabalho.
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