Reflexões sobre gênero, ciência e carreira científica a partir do olhar de docentes de uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13773

Palavras-chave:

mulheres, ciência, Cientistas, Cultura

Resumo

A ciência, sendo parte da construção humana, reproduz em seu interior determinados valores socioculturais, se constituindo assim, de forma androcêntrica e sexista, que, por muito tempo, restringiu e excluiu as mulheres de seu contexto. Essa pesquisa, de natureza qualitativa exploratória, ancorada nos Estudos Culturais e de Gênero, na perspectiva pós-estruturalista, objetivou, a partir do uso de questionários, investigar alguns elementos da carreira científica das docentes de uma universidade federal, bem como suas concepções sobre o que é ciência e ser cientista. Percebemos, a partir da pesquisa, que a ciência ainda se constitui “inóspita” às mulheres, que ainda encontram barreiras e dificuldades em permanecer e ascender na carreira científica, principalmente em áreas consideradas masculinas. Ainda, foi possível perceber que as concepções das docentes sobre o que é ciência e ser cientista, constituem-se em torno do fazer pesquisa e possuir determinadas características, como a curiosidade, inquietação e a busca pela inovação.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Walczak, A. T., & da Silva, F. F. (2024). Reflexões sobre gênero, ciência e carreira científica a partir do olhar de docentes de uma universidade federal. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13773. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13773

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade