Os profissionais da reciclagem no contexto da Pandemia – Desigualdade social e educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13777

Palavras-chave:

Capitalismo, COVID-19, Trabalho

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender e refletir sobre a situação dos profissionais da reciclagem, durante a pandemia da COVID-19, em relação à desigualdade social e vislumbrar o potencial da educação popular como caminho contribuinte ao enfrentamento de seus problemas. Por meio de pesquisa bibliográfica, avaliaram-se notícias, dados oficiais, decretos, leis e bibliografias sobre o tema. Na análise, foi possível constatar que as formas de enfrentamento das adversidades foram e ainda são diversas durante a pandemia que contêm potenciais de processos educativos. Para os profissionais da reciclagem, pode-se observar que a educação popular, como prática educativa, constitui processos de organização para fins de resistência e de luta pela afirmação da dignidade de vida e de trabalho, tendo o diálogo e o debate como etapas de método, como caminho de ação e reação.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

da Rocha, F. M., & Frantz, W. . (2023). Os profissionais da reciclagem no contexto da Pandemia – Desigualdade social e educação popular. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13777. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13777

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação