Ensino jurídico e hermenêutica: Compreensão docente acerca das humanidades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13866Palavras-chave:
Ensino, Hermenêutica, Direito, DocentesResumo
Este artigo apresenta, a partir de uma abordagem qualitativa, a influência das humanidades e a compreensão dos impactos das disciplinas de cunho hermenêutico, no ensino jurídico, a partir da percepção, da experiência na trajetória formativa e na prática docente. Os participantes foram escolhidos a partir da consulta ao site das Instituições de Ensino Superior (IES), constituindo-se um corpus de seis docentes, sendo dois de cada de IES, um que ministra disciplinas técnicas e outro humanísticas. A interpretação das respostas ao questionário, ocorreu por meio de análise de conteúdo, em que se procedeu-se à interpretação das categorias: 1) Influência das disciplinas humanísticas na formação jurídica; 2) Participação das disciplinas humanísticas na matriz curricular dos cursos; 3) Receptividade discente das disciplinas humanísticas. Constatou-se que as disciplinas humanísticas, em especial, as de caráter hermenêutico, além de ser um contraponto ao positivismo normativista, vislumbra a possibilidade de ensino jurídico critico-reflexivo, que promove as condições de compreensão do Direito e do mundo da vida.
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