A abordagem das noções matemáticas na educação infantil: analisando perspectivas de professores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13974Palavras-chave:
infância, conhecimentos matemáticos, prática pedagógica, MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como são trabalhadas as noções matemáticas com as crianças da Educação Infantil, na visão de professores brasileiros. A abordagem da pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário on-line com setenta professores provenientes das cinco regiões brasileiras. As respostas ao questionário foram analisadas considerando-se três categorias: a) a relação do professor da Educação Infantil com a Matemática; b) as noções matemáticas abordadas pelo professor e os recursos e materiais didáticos utilizados; e c) o que pensa o professor a respeito da sua prática pedagógica. Assim, em relação aos resultados, notamos que as noções matemáticas são abordadas, na Educação Infantil, a partir de práticas que consideram os jogos, as brincadeiras, as experiências, as observações, a manipulação de objetos, etc., como propulsoras da aprendizagem. Nessa etapa, as particularidades de cada criança são levadas em consideração, assim como os seus conhecimentos prévios que, com o auxílio do lúdico, estimulam a sua criatividade e despertam o seu interesse, fazendo possível a construção de conhecimentos matemáticos.
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