Educação, direito à memória e à verdade: testemunho para elucidação das memórias subterrâneas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14372Palavras-chave:
Memória, Testemunho, Direitos Humanos, EducaçãoResumo
O presente artigo busca, mediante análise qualitativa e aporte crítico-hermenêutico, enfatizar o valor da memória como elemento fundamental para a noção de verdade no Brasil contemporâneo, especialmente voltada para a (re)construção de uma memória acerca do período ditatorial. Destaca-se, no primeiro momento, uma determinada perspectiva teórica acerca das construções das memórias, tomando como um dos conceitos centrais a noção de memória subterrânea. Em seguida, será apresentado um caso de narrativa testemunhal sobre pessoas desaparecidas na ditadura militar brasileira. No terceiro momento, destaca-se a importância da educação na resistência e combate a todos os tipos de barbárie, pela admissão de que, para isso, o mundo precisa ser conservado e transmitido ante a chegada de cada nova geração.
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