Audiovisuais Ecosóficos: A educação ambiental através de telas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14582

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação com professores, Audiovisuais, Ecosofia

Resumo

Este estudo trata de um processo de formação de professores em Educação Ambiental, por meio da construção de audiovisuais socioambientais. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), foram usadas em uma experiência de educomunicação socioambiental com uso e produção de audiovisuais perpassada pela perspectiva da ecosofia, a qual propõe a criação de novos territórios existenciais a partir da interação entre o eu, o nós (socius) e o ambiente. Tem-se por objetivo deste estudo analisar produções audiovisuais socioambientais ecosóficas e suas potências para a efetivação da EA. A metodologia de pesquisa, caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, ancorada na pesquisa-ação com observação participante. Como procedimentos técnicos para a produção de dados, utilizaram-se diários de campo, gravações em áudio e transcrições de encontros realizados com professores, além de análises etnográficas dos dois audiovisuais produzidos durante a formação de quatro professoras de diferentes níveis e redes da Educação Básica. Os resultados demonstram que audiovisuais socioambientais constituem-se em uma estratégia para a reinvenção dos modos de fazer educação ambiental no espaço escolar e a ecosofia, enquanto pano de fundo, fornece diversas possibilidades para os diferentes fazeres da Educação Ambiental.

Referências

AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARROIO DO MEIO (RS). (2018a). Edição do audiovisual “Diferentes olhares voltados à natureza" [Encontro 12 de 18/12/2018]. Lajeado: Univates.

ARROIO DO MEIO (RS). (2018b). Gravação do audiovisual “Diferentes olhares voltados à natureza" [Diário de Campo 8 de 08/12/2018] 2 p. Lajeado: Univates.

ARROIO DO MEIO (RS). (2018c). Gravação do audiovisual “Diferentes olhares voltados à natureza" [Diário de Campo 10 de 14/12/2018] 2 p. Lajeado: Univates.

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RS: Vozes, 2008.

BERK, Amanda; ROCHA, Marcelo. O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto & Educação, 34(107), 72–87. 2019. Disponível em: [https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.72-87]. Acesso em: [13 abr. 2023].

BRASIL. Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, 2019. Disponível em: [http://www.mma.gov.br/informma/itemlist/category/15-educacao-ambiental?start=112]. Acesso em: [15 jan. 2023].

CANCLINI, Néstor García. Consumidor do século XXI, cidadãos do Século XVIII. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 4th Ed, 1999.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. Senac: São Paulo, 1999.

COLE, Ariane; RIBEIRO, José da Silva; BAIRON, Sérgio. A arte do documentário: notas sobre o audiovisual, a antropologia visual e o processo de criação. Orgs. Antropologia Visual e Hipermedia. Edições Afrontamento: Porto, 2007.

CRUZEIRO DO SUL (RS). Universidade do Vale do Taquari. (2018). Gravação do audiovisual “É tempo de Experimentar-se” 3 p. [Diário de Campo 7 de 06/12/2018]. Lajeado: Univates.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho. Etnografia: saberes e práticas. In R. J. PINTO & C. A. B. GUAZZELLI. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.

FONSECA, Claudia. A noética do vídeo etnográfico. Horizontes Antropológicos. 1995. Disponível em: [http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/pdf/n2/HA- v1n2a14.pdf &gt]. Acesso em: [15 mai. 2023].

FLUSSER, Vilém; ABI-SAMARA, Raquel. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação, São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43rd Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, Paulo; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. In A. M. FRESQUET, Cinema e educação: a Lei 13.006 Reflexões, perspectivas e propostas. 2015b. Belo Horizonte: Universo Produção. Disponível em:[http://www.redekino.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Livreto_Educacao10CineOP_WEB.pdf]. Acesso em: [10 mai. 2023].

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e" fora" da escola. São Paulo: Autêntica Editora, 2020.

FRESQUET, Adriana Mabel; PAES, Bruno Teixeira. A escola e o cinema: algumas reflexões e apreensões frente à Lei 13.006/14. Revista Teias, v. 17, n. 44, p. 163-172, 2016.

GALIAZZI, Maria do Carmo (Orgs.). Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In G. GASKELL & M. W. BAUER, Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático (pp. 64-73). Petrópolis: Vozes, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus editora, 1996.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Saõ Paulo: Cortez editora, 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Saõ Paulo: Editora Autêntica, 1998.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4nd Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.

MARQUES, Rodrigo Müller. Ousar para não perecer: educomunicação socioambiental e a ecosofia na formação com professores. Dissertação. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2019.

MATURANA, Humberto R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MAZZARINO, Jane. Ecosofia NAT: design para comunicação ambiental. Iguatu: Quipá Editora, 2021.

MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: GALIAZZI, M.C. E FREITAS, J.V. (Ed.) Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental (pp. 86114). Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2015.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MOSCOVICI, S. Natureza: para pensar a ecologia. 2nd Ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

OMELCZUK, Fernanda; FRESQUET, Adriana; SANTI, Angela Medeiros. Educação, cinema e infância: um olhar sobre práticas de cinema em hospital universitário. 2015. Disponível em: [https://www.scielo.br/pdf/icse/v19n53/1807-5762-icse-1807-576220140155.pdf]. Acesso em: [23 fev. 2023].

PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. 3rd Ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Antropologia das formas sensíveis: entre o visível e o invisível, a floração de símbolos. 1995. Disponível em: [http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/pdf/n2/HA-v1n2a08.pdf &gt]. Acesso em: [20 mar. 2023].

SERVIÇO À PASTORAL DA COMUNICAÇÃO. Vídeo, da emoção à razão. São Paulo: Paulinas, 2007.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. Annablume, 2004.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; FOLLMANN, Luciane. A perspectiva do professor na educação ambiental. 2019. Revista Contexto & Educação, 34(109), 9–24. Disponível em: [https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.9-24] Acesso em: [22 mai. 2023].

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. (2018a). Edição do audiovisual “Diferentes olhares voltados à natureza" [Encontro 13 de 27/12/2018]. Lajeado: Univates, 2018.

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. (2018b). Edição do audiovisual “É tempo de Experimentar-se” [Encontro 9 de 13/12/2018]. Lajeado: Univates, 2018.

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. (2018c). Encontro realizado na Univates [Encontro 6 de 29/11/2018]. Lajeado: Univates, 2018.

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. (2019). Finalização do curso de formação com professores [Diário de Campo 14 de 30/03/2019] 2 p. Lajeado: Univates, 2019.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa científica em administração. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Marques, R. M., & Mazzarino, J. (2024). Audiovisuais Ecosóficos: A educação ambiental através de telas. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14582. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14582

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde