O educador social e a promoção da educação em espaços não escolares: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14605

Palavras-chave:

Educador social, Educação em espaços não escolares, Aprendizagem significativa, Parcerias, Desafios

Resumo

O papel do educador social na promoção da educação em espaços não escolares é plural e fundamental para o desenvolvimento integral dos indivíduos e comunidades que atende. Com isso, o objetivo deste estudo é discutir o papel do educador social na promoção da educação em espaços não escolares. Por meio da revisão sistemática da literatura, foram analisados estudos que discutem a importância da educação em espaços não formais e informais, o papel do/a educador/a social na construção do conhecimento, a aproximação com a realidade dos educandos, as parcerias e articulações com o terceiro setor, bem como os desafios para essa modalidade de educação. Os resultados apontam que a atuação do educador social é fundamental para a promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora. Por meio de práticas pedagógicas inovadoras, o educador social estimula a autonomia e o protagonismo dos educandos, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas. A proximidade com a realidade dos educandos possibilita uma educação mais relevante e alinhada às necessidades e interesses dos alunos. Além disso, a construção de parcerias e a articulação com o terceiro setor potencializam o trabalho do educador social, ampliando recursos e fortalecendo as ações educativas. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a falta de recursos, as desigualdades sociais e os obstáculos burocráticos. Para superar esses desafios, é necessário o engajamento de políticas públicas efetivas, valorização dos profissionais da educação e fortalecimento das parcerias entre os diferentes atores envolvidos. Este estudo contribui para a valorização do educador social e ressalta a importância da educação em espaços não escolares como uma alternativa complementar à educação formal. Investir na formação e valorização desses profissionais, bem como na criação de políticas públicas que fomentem a educação em espaços não escolares, é essencial para promover uma sociedade mais justa, igualitária e educadora.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Leitão, H. V., & Soares, S. L. (2024). O educador social e a promoção da educação em espaços não escolares: Uma revisão sistemática. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14605. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14605

Edição

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Geral