Cooperação internacional e educação a distância: Uma experiência na Bahia / Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15574Palavras-chave:
acordo de cooperação, educação a distância, internacionalização, tecnologiasResumo
Este artigo aborda a experiência docente e discente no Curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, ofertado pela Universidade do Recôncavo da Bahia, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal. Ao discutir e aprofundar o debate sobre a importância dos mecanismos de acordos de cooperação internacional na educação e a relevância do uso das tecnologias na Educação, expõe possibilidades de desenvolvimento de produção científica, de formação docente e de transformação institucional, dentro de um cenário de internacionalização da educação. A escrita foi transversalizada por resultados obtidos a partir da revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo, na qual, as narrativas representam o conhecimento da realidade a partir da subjetividade dos participantes. Nesse aspecto, a expansão do dialogo científico e tecnológico e da socialização do conhecimento, foram materializados a partir de publicações oriundas dos trabalhos de conclusão do curso.
Referências
ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira et al. Dificuldades estruturais enfrentadas por gestores escolares em escolas públicas municipais de SSA/BA. In: III Encontro estadual da Anpae, seção Maranhão, 2021. Políticas educacionais e gestão da educação. Brasília: Anpae, 2021. v. 1. p. 61-64. Disponível em: https://anpae.org.br/EDITORA-ANPAE/2-Anais/picAnais/2021/pic0321A.html. Acesso em: 30 ago. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEZERRA, Mayam de Andrade; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Organizadores). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
COSTA, Ana Lígia Passos de Oliveira; MOITA, Filomena da Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Moodle no curso de ciências biológicas a distância: análise das contribuições no processo de ensino e aprendizagem. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Organizadores). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL, Resolução nº. 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 06 set. 2023.
BRASIL, Resolução nº. 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 06 set. 2023.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. O perfil do professor nas etapas da educação básica. In: Alvana Maria Bof; Adolfo Samuel de Oliveira. (Org.). Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. 1ed.Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018, v. 1, p. 119-141. Disponível em: https://portalods.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Cadernos-de-Estudos-e-Pesquisas-em-Pol%C3%ADticas-Educacionais.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
CETEC (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Recôncavo da Bahia). Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital. Cruz das Almas, 2017. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/ead/images/PPC_do_Curso_Lato_Sensu_em_Tecnologias_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_Aberta_e_Digital_Site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51/2021. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 10 ago. 2023.
KRAWCZYK, Nora Rut. The Policies of Internationalization of the Universities in Brazil: the Case of the Regionalization of the Mercosur. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n° 4, p. 41-52, jul./dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/2ZnQXBe. Acesso em: 12 ago. 2023.
LIMA, José Maria Maciel. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 01, Vol. 07, pp. 17-37. Janeiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle. Acesso em: 21 ago. 2023.
MERCADO COMUM DO SUL. Estructura orgánica y plan de acción 2001 – 2005 del Sector Educativo del Mercosur, Bolivia y Chile. Montevideo, 20 jul. 2001. Disponível em: https://normas.mercosur.int/public/normativas/820. Acesso em: 6 set. 2023.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cJVdgG9n7W9wdcMtXvGrN7k/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 set. 2023.
NETO, Renata Valeska do Nascimento. Impacto da Adoção da Internet em Pesquisas Empíricas: Comparações entre Metodologias de Aplicação de Questionários. Anais do Enanpad, 2004. Disponível em: https://silo.tips/download/impacto-da-adoao-da-internet-em-pesquisas-empiricas-comparaoes-entre-metodologia. Acesso em: 6 set. 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/. Acesso em: 26 ago. 2023.
PIMENTA, Lídia Boaventura. Processo decisório da universidade multicampi: dinâmica dos conselhos superiores e órgãos de execução. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11342. Acesso em: 26 ago. 2023.
TORRES, Henderson Carvalho. Internacionalização na pós-graduação em educação: experiência brasileira e argentina em questão. Tese (doutorado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2021. 205f.. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34667. Acesso em: 7 set. 2023.
ROSA, Leonardo Osvaldo Barchini. Cooperação Acadêmica Internacional: um estudo da atuação da CAPES. Dissertação (mestrado) defendida no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília (UnB). Brasília. 2008. 140f. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6289?locale=es. Acesso em: 7 set. 2023.
SILVA, Stella Maris Wolff da; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina; NETO, Ivan Rocha. O processo de internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 33, n. 105, p. 341–364, 2018. DOI: 10.21527/2179-1309.2018.105.341-364. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7085. Acesso em: 25 jan. 2024.
SILVA, Darly Henriques da Silva. Cooperação internacional em ciência e tecnologia: oportunidades e riscos. Revista Brasileira de Política Internacional, v. Ano 50, p. 1-26, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/RZMgtvf45g37XvYNqsQmYVN/. Acesso em: 7 set. 2023.
SOUZA, Mateus Santos; SILVA, Maria Auxiliadora Ribeiro. Internacionalização e cooperação: dois imperativos para as instituições de ensino superior. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60844. Acesso em: 7 set. 2023.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; JESUS, Ana Lúcia Paranhos de; SANTOS, Carine Miranda. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o moodle. Braz. J. of Develop, v. 6, p. 15545-15557, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8165/7044. Acesso em: 7 set. 2023.
ZANATTA, Jacir Alfonso; COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 344-359, ago. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v12n2/v12n2a02.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
ZANESCO, Karlla. As universidades como novos atores da cooperação internacional para o desenvolvimento: o caso do Brasil. Dissertação (mestrado) defendida no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais, da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2013. 159f. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107356/320225.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).