STEM e questões de gênero: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15879Palavras-chave:
STEM, gênero, multiculturalismoResumo
No presente estudo, elaborou-se uma revisão sistemática da literatura, a partir de dados, oriundos das plataformas SciELO, Web of Science e IEEE Xplore. Esse procedimento permitiu uma análise do cenário relacionando a abordagem STEM com multiculturalismo, em especial com relação a questões de desigualdade de gênero nas carreiras de STEM. Foram consultadas para a constituição do corpus, neste primeiro momento, as plataformas supracitadas. Dentre os artigos selecionados (43), mais da metade (22) abordaram a temática de gênero. Nos artigos descritos, ficou clara uma tendência de comportamento que induziria as mulheres ao desalento em relação a sua identificação com as carreiras STEM. Observou-se que a desigualdade de gênero nas áreas de STEM não é um fato isolado, mas está presente em vários países e em diversas realidades. Em todas elas, esta desigualdade converge a partir de posições preconcebidas e falas que supostamente indicariam a falta de interesse das mulheres nas carreiras de STEM ou, o que é pior, uma crença de suposta inabilidade inata para tal. Os estudos indicaram existir uma evidente necessidade de políticas públicas voltadas para a equidade de gênero e participação de mulheres nas carreiras de STEM.
Referências
ALLEN, DeeDee; DANCY, Melissa; STEARNS, Elizabeth; MICKELSON, Roslyn; BOTTIA, Martha. Racism, sexism and disconnection: contrasting experiences of Black women in STEM before and after transfer from community college. International Journal of STEM Education, v. 9, n. 1, p. 20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-022-00334-2
ANDREWS, Madison E; PATRICK, Anita D; BORREGO, Maura. Engineering students’ attitudinal beliefs by gender and student division: a methodological comparison of changes over time. International Journal of STEM Education, v. 8, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-020-00269-6
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora, 2020.
BREINER, Jonathan M; HARKNESS, Shelly Sheats; JOHNSON, Carla C; KOEHLER, Catherine M. What is STEM? A discussion about conceptions of STEM in education and partnerships. School science and mathematics, v. 112, n. 1, p. 3-11, 2012. DOI: 10.1111/j.1949-8594.2011. 00109.x
BYBEE, Rodger W. What is STEM education? Science, v. 329, n. 5995, p. 996-996, 2010. DOI: 10.1126/science.1194998
CHESKY, Nataly. Z; WOLFMEYER, Mark. R. Introduction to STEM Education. In: PHILOSOPHY of STEM Education: A Critical Investigation. New York: Palgrave Macmillan US, 2015. P. 1–16.
CLARK, Sheri L; DYAR, Christina; INMAN, Elizabeth M; MAUNG, Nina; LONDON, Bonita. Women’s career confidence in a fixed, sexist STEM environment. International Journal of STEM Education, v. 8, n. 1, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594- 021-00313-z
COSTA-LIZAMA, Giannina; SAN-MARTIN, Lilian; PINTO, Oscar; GATICA, Gustavo. Hack4women: un paso hacia la equidad de género. Texto Livre, v. 15, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39348
CHRISTIE, Michael; O’NEILL, Maureen; RUTTER, Kerry; YOUNG, Graham; MEDLAND, Angeline. Understanding why women are under-represented in Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) within Higher Education: a regional case study. Production, v. 27, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.220516
DANCY, Melissa; RAINEY, Katherine; STEARNS, Elizabeth; MICKELSON, Roslyn; MOLLER, Stephanie. Undergraduates’ awareness of White and male privilege in STEM. International Journal of STEM Education, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-020-00250-3
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade e a proposta de uma nova universidade. REMATEC, v. 17, n. 40, p. 01-19, 2022.
DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge AP de M; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
DÖKME, İlbilge; AÇIKSÖZ, Arif; KOYUNLU ÜNLÜ, Zeynep. Investigation of STEM fields motivation among female students in science education colleges. International Journal of STEM Education, v. 9, n. 1, p. 8, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594022-00326-2
FERNANDES, Isabel; CARDIM, Sofia. Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844183907
FLORENTINO, Jose Augusto. RODRIGUES, Leo Peixoto. Disciplinarity, interdisciplinarity and complexity in education: challenges education for teacher. Revista Educacao por Escrito, v. 6, n. 1, p. 54-67, 2015.
FREEDMAN, Gili; GREEN, Melanie C; KUSSMAN, Mia; DRUSANO, Mason; MOORE, Melissa M. “Dear future woman of STEM”: letters of advice from women in STEM. International Journal of STEM Education, v. 10, n. 1, p. 20, 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-023-00411-0
HERNÁNDEZ HERRERA, Claudia Alejandra. Las mujeres STEM y sus apreciaciones sobre su transitar por la carrera universitaria. Nova scientia, v. 13, n. 27, 2021.DOI: https://doi.org/10.21640/ns.v13i27.2753
IRIBARRY, Isac Nikos. Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 483-490, 2003.
IWAMOTO, Helga Midori. Mulheres nas STEM: um estudo brasileiro no diário oficial da união. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053149301
KELLEY, Todd. R; KNOWLES, J. Geoff. A conceptual framework for integrated STEM education. International Journal of STEM education, v. 3, p. 1-11, 2016. DOI: 10.1186/s40594-016-0046-z
LIU, Yi-hui; LOU, Shi-jer; SHIH, Ru-chu. The investigation of STEM self-efficacy and professional commitment to engineering among female high school students. South African Journal of Education, v. 34, n. 2, p. 1-15, 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?pid=S0256-01002014000200024&script=sci_abstract. Acesso em: 20 jul. 2023.
LU, Shih-Yun; LO, Chih-Cheng; SYU, Jia-Yu. Project-based learning oriented STEAM: the case of micro–bit paper-cutting lamp. International Journal of Technology and Design Education, v. 32, n. 5, p. 2553–2575, Nov. 2022. DOI: 10.1007/s10798-021-09714-1
MANLY, Catherine A; WELLS, Ryan S; KOMMERS, Suzan. The influence of STEM definitions for research on women’s college attainment. International journal of STEM education, v. 5, p. 1-5, 2018. DOI: 10.1186/s40594-018-0144-1
MARQUES, Fabrício; FERRÃO, Mayara. Remoção de obstáculos estruturais. Revista Pesquisa FAPESP. n. 337, p.28-31, mar/2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2024/03/028-031_genero-e- ciencia_337.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.
MELAK, Addissie; SINGH, Seema. Factors Affecting Women’s Choice of Learning Engineering and Technology Education in Ethiopia. Ieee Access, v. 9, p. 83887-83900, 2021.
MICHAEL, Joel. Where's the evidence that active learning works? Advances in physiology education, 2006. DOI: 10.1152/advan.00053.2006
MOHER, David; STEWART, Lesley; SHEKELLE, Paul. All in the family: systematic reviews, rapid reviews, scoping reviews, realist reviews, and more. Systematic reviews, v. 4, n. 1, p. 1-2, 2015. DOI: 10.1186/s13643-015-0163-7
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10 ed. Editora Vozes, 2013.
NASCIMENTO, Josevandro Barros; RODRIGUES, Rodrigo Lins; DE ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier. Aplicações de game learning analytics na abordagem sobre conceitos de matemática. RENOTE, v. 19, n. 2, p. 51-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121186
NICOLESCU, Basarab; ERTAS, Atila. Transdisciplinary theory and practice. USA, TheATLAS, 2008.
OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de; UNBEHAUM, Sandra; GAVA, Thais. STEM education and gender: a contribution to discussions in Brazil. Cadernos de pesquisa, v. 49, p. 130-159, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145644
PEARSON, Greg. National academies piece on integrated STEM. The Journal of Educational Research, v. 110, n. 3, p. 224-226, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00220671.2017.1289781
PELCH, Michael. Gendered differences in academic emotions and their implications for student success in STEM. International journal of STEM education, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-018-0130-7
PEREIRA, Zilene Moreira; MONTEIRO, Simone Souza. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica recente. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 95, p. 117-146, 2015. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.117-146.
PUGLIESE, Gustavo. STEM EDUCATION – um panorama e sua relação com a educação brasileira. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 209-232, 2020. DOI:10.35786/1645- 1384.v20.n1.12
RAINEY, Katherine; DANCY, Melissa; MICKELSON, Roslyn; Elizabeth; MICKELSON; MOLLER, Stephanie. Race and gender differences in how sense of belonging influences decisions to major in STEM. International journal of STEM education, v. 5, p. 1-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-018-0115-6
RAINEY, Katherine; DANCY, Melissa; MICKELSON, Roslyn; Elizabeth; MICKELSON; MOLLER, Stephanie. A descriptive study of race and gender differences in how instructional style and perceived professor care influence decisions to major in STEM. International Journal of STEM Education, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-019-0159-2
REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa. Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053149179
RODRIGUES-SILVA, Jefferson; ALSINA, Ángel. Conceptualizing and framing STEAM education: what is (and what is not) this educational approach? Texto Livre, v. 16, p. e44946, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.44946
SALINAS, Paulina; LAY LISBOA, Siu; ROMANÍ, Gianni. Estereotipos de género: una aproximación a la cultura académica desde las interacciones docentes en carreras mineras. Estudios pedagógicos (Valdivia), v. 46, n. 2, p. 231-250, 2020.
SANDERS, Mark. Integrative STEM (science, technology, engineering, and mathematics) education: contemporary trends and issues. Secondary Education, v. 59, n. 3, p. 729-762, 2011. DOI: 10.25152/ser.2011.59.3.729
SANTANA, Otacilio Antunes. et al. Deep learning practice for high school student engagement in STEM careers. In: 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2020. p. 164-169. DOI: 10.1109/EDUCON45650.2020.9125281
SANTANA, Otacilio Antunes; SILVA, Caina Ferraz e; LIMA, Mayara Lopes de Freitas. Water Footprint at Schools with Arduino Project: STEM and Sustainable Development Goals. In: 2021 IEEE Integrated STEM Education Conference (ISEC). IEEE, 2021. p. 1-5. DOI: 10.1109/ISEC52395.2021.9764010
SENGUPTA, Pratim; SHANAHAN, Marie-Claire; KIM, Beaumie. Reimagining STEM education: Critical, transdisciplinary, and embodied approaches. Critical, transdisciplinary and embodied approaches in STEM education, p. 3-19, 2019.
SILVA, Uyara Ferreira; FERREIRA, Deller James; AMBRÓSIO, Ana Paula Laboissière; OLIVEIRA, João Lucas dos Santos. Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052020000200231
SO, Winnie Wing Mui; CHEN, Yu; CHOW, Stephen Cheuk Fai. Primary school students' interests in STEM careers: how conceptions of STEM professionals and gender moderation influence. International Journal of Technology and Design Education, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10798-020-09599-6
TAKEUCHI, Miwa A. et al. Transdisciplinarity in STEM education: A critical review. Studies in Science Education, v. 56, n. 2, p. 213-253, 2020.
UAMUSSE, Amália Alexandre; COSSA, Eugenia Flora Rosa; KOULESHOVA, Tatiana. A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano. Revista Estudos Feministas, v. 28, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806- 9584-2020v28n168325
VASQUEZ, J. A; SNEIDER, C. I; COMER, M. W. STEM lesson essentials, grades 3-8: Integrating science, technology, engineering, and mathematics. Portsmouth: Heinemann, 2013.
WALCZAK, Aline Teresinha; SILVA, Fabiane Ferreira da. Reflexões sobre gênero, ciência e carreira científica a partir do olhar de docentes de uma universidade federal. Revista Contexto & Educação, v. 39, n. 121, p. e13773-e13773, 2024. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13773
ZOSH, Jennifer M. et al. Accessing the inaccessible: Redefining play as a spectrum. Frontiers in psychology, v. 9, p. 1124, 2018. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.01124
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).