Aprendizagem significativa sob a ótica de docentes de ciências
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15922Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências, ConcepçõesResumo
Este estudo é resultado de um trabalho de curso de especialização que teve como objetivo analisar as concepções de docentes de Ciências, atuantes no Ensino Fundamental, sobre aprendizagem significativa, embasada pela teoria de David Ausubel. A investigação consistiu em uma abordagem qualitativa e como procedimento metodológico foi aplicado um questionário, organizado em dois blocos. As perguntas do bloco I permitiram caracterizar o público-alvo da pesquisa, já no bloco II foram apresentadas questões que enfatizaram a compreensão dos docentes sobre aprendizagem significativa, revelando suas concepções acerca do objeto investigado. As respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo, fundamentadas nos pressupostos de Bardin. Os resultados da investigação indicaram que para este grupo de profissionais a aprendizagem do aluno ocorre de maneira significativa quando o professor consegue despertar no discente o interesse e a curiosidade, através do desenvolvimento de atividades que o estimulam e desafiam a buscar soluções, tornando-o elemento central no processo de aprendizagem. Para estes docentes, aprender significativamente está atrelado à contextualização dos conteúdos, ou seja, à associação do conhecimento escolar à sua vida. Não foi identificada nenhuma relação deste tipo de aprendizagem com os conhecimentos prévios dos alunos, sendo um dos pressupostos da teoria que embasa este trabalho.
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