A relação entre os discursos publicitários e a expansão da educação superior EAD no Alto Uruguai Gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15943Palavras-chave:
Mercadorização, Discursos publicitáriosResumo
Este artigo apresenta dados de um estudo que buscou compreender a legitimação da educação superior como mercadoria, a partir da evidente expansão da educação a distância. À vista disso, é levada em consideração no processo investigativo a formação de um mercado educacional, impulsionado a partir da constituição da EAD, como um fator que aprofunda a utilização da tecnologia na educação superior, e busca obter sua consolidação por meio do processo de construção de um imaginário social. Para tanto, foi empreendida a abordagem teórico-metodológica da análise do discurso no movimento de interpretação e análise de propagandas publicitárias, a fim de perceber como os diferentes sujeitos são interpelados por parte das instituições que constituem esse mercado educacional. Os resultados de pesquisa reiteram a influência dos discursos publicitários na interpelação dos sujeitos, dado a incorporação de tais discursos ao imaginário social, e a produção de representações e significados. Tal condição contribui para a legitimação da educação como mercadoria, haja vista que adquirindo cursos privados na modalidade EAD, os sujeitos promovem uma ação que impacta diretamente no processo de expansão.
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