Sistema de infusão fechado: Um objeto de aprendizagem multimídia para o ensino de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15971Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Aprendizagem Significativa, Sistema de Infusão FechadoResumo
O processo de ensino e aprendizagem é um desafio constante para os professores. A busca e a introdução de novas estratégias de ensino têm sido almejadas no intuito de promover uma prática pedagógica que alcance os alunos, respeitando sua autonomia e promovendo um ensino de qualidade. Este artigo apresenta um Objeto de Aprendizagem (OA) multimídia, denominado Sistema de Infusão Fechado (SIF), que possibilita o ensino de parte do conteúdo programático sobre terapia intravenosa, ressaltando a importância do sistema de infusão fechado nas terapias de infusão de soluções parenterais de grande volume. No processo de elaboração do OA, inicialmente buscamos conhecer as principais características do OA que pudessem fazê-lo ser uma ferramenta efetiva no processo de ensino/aprendizagem. Posteriormente, apoiou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, intencionados a seguir os princípios programáticos facilitadores da aprendizagem significativa, e na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia com os seus princípios que tem como objetivo alinhar o processo de aprendizagem com a cognição humana, com diminuição da carga cognitiva, favorecendo o processo da aprendizagem.
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