A formação inicial de professores de química na educação CTS: Um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16075Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Educação CTS, Ensino de QuímicaResumo
Nos últimos anos, entender como se dá o processo de formação docente, entre eles o professor de Química, tem sido um direcionamento de pesquisadores no mundo todo. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estado do conhecimento de pesquisas, do período de 2017 a 2022, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) que discutem a formação inicial de professores de Química na perspectiva da educação CTS. Após o uso de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco trabalhos, dos quais duas dissertações e três teses. Os resultados desse levantamento apontam que as Instituições de Ensino Superior (IESs) contribuem de maneira incipiente com propostas que articulam a formação inicial e os pressupostos da educação CTS. Os trabalhos evidenciaram ainda que os futuros professores apresentam compreensões equivocadas quanto à abordagem da educação CTS nas aulas, apesar de considerarem relevante o seu potencial. Assim, é preciso repensar e inserir algumas questões no processo de formação inicial de professor de Química para que possam ser incorporados desafios para ampliar a visão dos futuros profissionais em relação aos pressupostos de educação CTS.
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