Ensino superior e privatização na américa latina: Uma revisão integrativa da literatura recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16089

Palavras-chave:

Ensino superior, Privatização, América Latina

Resumo

Há algum tempo privatização encontra-se no centro dos debates sobre o futuro da educação superior na América Latina. As reformas adotadas pelos países latino-americanos desde o final do século passado tiveram impactos profundos nos sistemas de ensino, tais como: redução drástica no financiamento das universidades estatais, proliferação de IES privadas-lucrativas, enfraquecimento do ensino superior público. À luz deste cenário, buscamos realizar uma revisão integrativa da bibliografia recente acerca da privatização do ensino superior na região. As produções analisadas apontam que a abertura ao setor privado possibilitou a ampliação do acesso, todavia, tal expansão se deu num contexto de baixíssima qualidade do ensino, não ocorrendo, de fato, sua democratização.

Referências

ABROL, Monika. Emerging Trends of Privatization of Education in India. International Journal of Educational Administration, Nova Déli, v. 8, n. 1, p. 1-6, 2016.

AGARWAL, Pawan. India’s growth of postsecondary education: Scale, speed and fault lines. In: ALTBACH, Phillip; REISBERG, Liz; DE WIT, Hans (Orgs.). Responding to Massification: Differentiation in Postsecondary Education Worldwide. Boston College Center for International Higher Education, 2017, p. 71-81.

ARANGO, Gonzalo. Educación superior: la privatización sofisticada. Razón Pública, Bogotá, 30 de maio de 2011. Disponível em: https://razonpublica.com/educacion-superior-la-privatizacion-sofisticada/. Acesso em: 23 ago. 2022.

ARGENTINA. Síntesis de Información Estadísticas Universitarias. Buenos Aires: Ministerio de Educación, 2020.

BECHI, Diego; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A privatização exógena e os avanços do capitalismo acadêmico no brasil e na argentina. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4156. Acesso em: 11 ago. 2022.

BERNASCONI, Andrés; ROJAS, Fernando. Informe sobre la Educación Superior en Chile: 1980-2003. UNESCO, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140395. Acesso em: 24 ago. 2022

BERNHEIM, Carlos. O problema da democratização do ensino superior na América Latina. In: Perspectivas - Revista Trimestral de Educação da UNESCO, Lisboa, v.9, n.1, p.75-82, 1979. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000030481_por. Acesso em: 24 ago. 2022.

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. RBPAE, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 241-71, 2020.

BOTO, Mercedes. El proceso de internacionalización de la educación superior en Argentina (1995-2015): ¿determinantes exógenos o endógenos?. Desafios, Bogotá, v. 30, n. 1, p. 215-43, 2018.

BRASIL. Decreto nº 2.306, de 19 de agosto de 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2306.htm. Acesso em: 24 set. 2021.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2020. Notas estatísticas. Brasília: MEC/Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2023. Divulgação dos resultados. Brasília: MEC/Inep, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2023/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2023.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

BRUNNER, José Joaquín; URIBE, Daniel. Mercados universitarios: el nuevo escenario de la educación superior. Santiago: Universidad Diego Portales, 2007.

CHIANCONE, Adriana; DÁVILA, Mabel; LARRECHEA, Enrique Martinez. Diferenciación Regional de la Educación Universitaria Privada en Uruguay: Un abordaje preliminar, Propuesta Educativa, Buenos Aires, v.1, n. 55, p. 58-72, 2021. Disponível em: *Artigo 3 - Diferenciación Regional de la Educación Universitaria Privada en Uruguay.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.

COLÔMBIA. Constitución Política de Colombia. Bogotá, 1991. Disponível em: https://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Colombia/colombia91.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.

COLÔMBIA. Lei 30 de 1992. Bogotá: Congresso de La República, 1992. Disponível em: http://www.oas.org/juridico/spanish/mesicic2_col_ley_30_sp.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.

COLÔMBIA. Información nacional 2011-2021. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional, 2022.

COSTA, Everton Garcia. A avalanche chegou? Um estudo sociológico sobre o crescimento da educação superior a distância. 304f. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

DEGEFA, Demoze. Privatization of Higher Education in Sub-Saharan Africa: Global pressures, national responses and local realities. Chisinau: Lambert, 2011.

EHRENBERG, Ronald G. The Perfect Storm and the Privatization of Public Higher Education. The Magazine of Higher Learning, Nova York, v. 38, n. 1, p. 46-53.

ESPINOZA, Oscar. Privatización y comercialización de la educación superior en chile: una visión crítica. Revista de la Educación Superior, v. 34, n. 135, p. 41-60, 2005.

FANELLI, Ana M. Garcia de. La Reforma de la Educación Superior en la Argentina: entre el Mercado, la Regulación Estatal y la Lógica de las Instituciones. Documento de trabalho do NUPPS. 1997. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9706.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

GALINDO, Camila Andrea; GÓMEZ, John Freddy; RODRÍGUEZ, Maria Alejandra. Repercusión del proyecto neoliberal en la educación superior en Colombia. AGO.USB, Medelín, v.15, n.1, p.73-94, 2014.

GARAY, Adrían. ¿Privatización de la educación superior o distribución tácita de la demanda? Revista de la Educación Superior, Cidade do México, p. 1-10, v.27, 1998. Disponível em: http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista107_S1A2ES.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

GÓMEZ, John Freddy; GALINDO, Camila Andrea. El sistema de Educación Superior en Colombia: ¿La educación como derecho o mercancía? Comite para la abolicion de la deudas ilegitimas, 10 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://www.cadtm.org/El-sistema-de-Educacion-Superior-en-Colombia-La-educacion-como-derecho-o. Acesso em: 23 ago. 2022.

GONZÁLEZ, Carlos P. Prólogo. In: BRUNNER, José Joaquín; URIBE, Daniel. Mercados universitarios: el nuevo escenario de la educación superior. Santiago: Universidad Diego Portales, 2007, p. 5-11.

GRAO, Eduardo Santa Cruz; OLMEDO, Antonio. Neoliberalismo y creación de ‘sentido común’: crisis educativa y medios de comunicación en Chile. Profesorado, Granada, v. 16, n. 3, p. 167-90, 2012.

GUEVARA, Sebastián; REGIL, Santiago de. Promesas vacías: la expansión de la educación superior en México. Nexos, 4 de dezembro de 2019. Disponível em: https://educacion.nexos.com.mx/promesas-vacias-la-expansion-de-la-educacion-superior-en-mexico/. Acesso em: 24 ago. 2022.

LEVY, Daniel. Higher Education and the State in the Latin Marican. Private Challenges to Public Dominance. Chicago; Londres: The University of Chicago Press, 1986.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MARTINS, Carlos Benedito. A Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, 2009.

MÉNDEZ, Luis Gabriel M. Educación Legal em Colombia: Un panorama General 1990-2002. Bogotá: Universidad de Los Andes, 2003.

MINTO, Lalo Watanabe. As reformas do ensino superior no Brasil: o público e o privado em questão. Campinas: Autores Associados, 2006.

MINTO, Lalo Watanabe. Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-17, 2018.

NEVES, Clarissa E. Baeta. Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 21-44, abr. 2003.

NEVES, Clarissa E. Baeta. Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão. Apresentado no Congresso de 2012 da LASA. Disponível em: http://www.ufrgs.br/geu/Artigos%202012/Clarissa%20Baeta%20Neves.pdf. Acesso em: 14 fev. 2018.

OECD. Educación Superior en México. Resultados y relevancia para el mercado laboral. Paris: OECD Publishing, 2019.

PEDRÓ, Francesc; LEROUX, Gabrielle; WATANABE, Megumi. The privatization of education in developing countries. Evidence and policy implications. Paris: UNESCO, 2015.

RHOADES, Gary; SLAUGHTER, Sheila. Academic Capitalism in the New Economy: Challenges and Choices. 2004. Disponível em: http://firgoa.usc.es/drupal/files/Rhoades.qxp.pdf. Acesso em: 13 fev. 2018.

RIBEIRO, Gustavo F. Afinal, o que a organização mundial do comércio tem a ver com a educação superior? Revista Brasileira de Política Internacional, Rio de Janeiro, v. 49, n. 2, p. 137-56, 2006.

RIDENTI, Marcelo. O fantasma da revolução brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.

RIZVI, Fazal. Privatization in Education: Trends and Consequences. Education Research and Foresight Series, Paris, n. 18, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002464/246485E.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.

RODRÍGUEZ-GARCÉS, Carlos; PADILLA-FUENTES, Geraldo. Incorporación de la Ley de Gratuidad al Sistema de Educación Superior en Chile: la prolongación del subsidio a la demanda y la privatización del financiamiento público. Universia, v. 12, n. 33, p. 179-95.

SAMPAIO, Helena. Ensino superior no Brasil e os limites para consolidação do sistema de massa. 2013. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/relatorio2013/Anexo_46_Artigo%20Publicacao%20Miseal.pdfAcesso em: 23 set. 2021.

SAMPAIO, Helena. Privatização do ensino superior no Brasil: Velhas e novas questões. In: SCHWARTZMAN, Simon. (Org.). A educação superior na América Latina e os desafios do século XXI. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p. 139-92.

SCHWARTZMAN, Simon. A educação superior e os desafios do século XXI: Uma Introdução. In: SCHWARTZMAN, Simon. (Org.). A educação superior na América Latina e os desafios do século XXI. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p. 15-46.

SEGRERA, Francisco López. Educación Superior Comparada: Tendencias Mundiales y de América Latina y Caribe. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 13-32, 2016.

SKILBECK, Malcolm. The University Challenged: A Review of International Trends and Issues with Particular Reference to Ireland. Dublin: IUA Publications, 2001.

SUASNÁBAR, Claudio; ROVELLI, Laura Ines. Ampliaciones y desigualdades en el acceso y egreso de estudiantes a la Educación Superior en la Argentina. Pro-posições, Campinas, v. 27, n. 3, p. 81-104, 2016.

TÉLLEZ, Guadalupe Olivier. Rostros de la Educación Superior: confluencias públicas y privadas. México: UPN, 2014.

TÉLLEZ, Guadalupe Olivier. Privatización, el sentido público y la gratuidad en la universidad mexicana. Universidades, n.67, p. 53-64, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/373/37344015005/html/. Acesso em: 26 ago. 2022.

THE ECONOMIST. The brains business: A survey of higher education. 2005. Disponível em: http://www.economist.com/node/4339960. Acesso em: 13 fev. 2018.

YONEZAWA, Akiyoshi; INENAGA, Yuki. The consequences of market-based mass postsecondary education: Japan’s challenge. In: ALTBACH, Phillip; REISBERG, Liz; DE WIT, Hans (Orgs.). Responding to Massification: Differentiation in Postsecondary Education Worldwide. Boston College Center for International Higher Education, 2017, p. 82-90.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2472025/mod_resource/content/1/Whittemore%20and%20Knafl.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

ZELAYA, Marisa. La expansión de universidades privadas en el caso argentino. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 179-94, maio/ago. 2012.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

da Costa, E. G. (2025). Ensino superior e privatização na américa latina: Uma revisão integrativa da literatura recente. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e16089. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16089

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho