Formação continuada docente na educação profissional e tecnológica: Importância, desafios e gestão da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16151

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Tocantins

Resumo

A formação continuada docente é um importante assunto, principalmente quando se trata da educação profissional e tecnológica (EPT), em razão das peculiaridades dessa modalidade de ensino no Brasil, principalmente nos Institutos Federais de Educação. Grande parte dos estudos já realizados no país sobre a formação de professores na EPT trataram desse assunto de forma genérica. Porém, a presente pesquisa ocupa-se desse assunto com foco na formação continuada. O objetivo deste trabalho foi compreender, sob a perspectiva dos professores, os aspectos fundamentais da formação continuada dos docentes da EPT em relação à importância dessa formação, a gestão da formação e os desafios enfrentados. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso qualitativo, descritivo e exploratório com 31 docentes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), localizado no Estado do Tocantins, Norte do Brasil. Conforme os resultados, os docentes da EPT julgam que a formação continuada é um elemento imprescindível na prática pedagógica. Porém, foram identificados alguns desafios na execução desse tipo de formação, destacando-se a insuficiência de recursos financeiros e a falta de incentivo institucional. Outrossim, na gestão da própria formação continuada, os docentes preferem o aprendizado com (relação docente-docente), as leituras e a prática da pesquisa.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Sarmento, J. N. P., Viana Neto, A. A., & Pereira, D. A. R. S. (2025). Formação continuada docente na educação profissional e tecnológica: Importância, desafios e gestão da formação. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16151. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16151

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho