Metacognição e aprendizagem: Um estudo exploratório em pesquisas da área de educação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16411

Palavras-chave:

estratégias metacognitivas, formação acadêmica, revisão de estudos

Resumo

O estudo analisa a ocorrência da metacognição em artigos científicos da área da saúde, particularmente os vinculados à formação e atuação do médico. O questionamento principal consiste na seguinte pergunta: como a metacognição se articula com o processo de aprendizagem do médico? O objetivo consiste em investigar como a metacognição se revela articulada nas pesquisas nacionais e estrangeiras publicadas em artigos que tratam dos processos de aprendizagem vinculados à formação e atuação do médico. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, selecionando cinco bases de dados como lócus de investigação: Education Resources Information Center (ERIC), SciELO, Web of Science (WoS), Scopus e PubMed. Em tais bases, e a partir de uma combinação de descritores, foram selecionados 17 estudos para constituírem o corpus da pesquisa. Esses artigos, após lidos na íntegra, revelaram que o ano de 2021, a Revista Brasileira de Educação Médica, os Estados Unidos e o Brasil possuem o maior número de estudos. E, ainda, que o público-alvo das pesquisas está concentrado em estudantes de Medicina. Em termos da metacognição e aprendizagem do médico, os resultados apontam que os questionários são os instrumentos mais utilizados e que a metacognição aparece nas pesquisas como estratégia de aprendizagem e/ou como fator de tomada de decisão médica.

Referências

ABDOLHOSSEINI, Amir; KEIKHAVANI, Sattar; HASEL, Kouroush M. The Effect of Instructing Cognitive and Metacognitive Strategies on the Academic Progress of Ilam Medical University Students. Psychology Research, v. 1, n. 4, p. 244-250, 2011.

ALTERIO ARIOLA, Gianfranco Humberto; RUIZ BOLÍVAR, Carlos. Mediación metacognitiva, estrategias de enseñanza y procesos de pensamiento del docente de Medicina. Educación Médica Superior, v. 24, n. 1, p. 25-32, 2010.

ALTERIO ARIOLA, Gianfranco Humberto; RUIZ BOLÍVAR, Carlos. Nivel metacognitivo y percepción de la calidad de las estrategias de enseñanza en docentes de ciencias de la salud. Investigación y Postgrado, v. 23, n. 3, p. 89-105, 2008.

ARNON-RIBENFELD, N.; HASSON-OHAYON, I.; LAVIDOR, M.; ATZIL-SLONIM, D.; LYSAKER, P. H. The association between metacognitive abilities and outcome measures among people with schizophrenia: A meta-analysis. European Psychiatry, v. 46, p. 33-41, 2017.

BARAHMAND, Usha. Meta-cognitive profiles in anxiety disorders. Psychiatry Research, v. 169, n. 3, p. 240-243, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994.

BLUME, Antônio P. Gutierrez de; LONDOÑO, Diana M. Montoya. Differences in Metacognitive Skills Among Undergraduate Students in Education, Psychology, and Medicine. Revista Colombiana de Psicología, v. 30, n. 1, p. 111-130, 2021.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2010.

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sergio. Processo ensino-aprendizagem na residência médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 132-140, 2010.

BRANDT, Michelle; CARVALHO, Raquel L. S.; BELFORT, Tatiana; DOURADO, Marcia C. N. Metamemory monitoring in Alzheimer’s disease A systematic review. Dementia & Neuropsychologia, v. 12, p. 337-352, 2018.

BROWN, Ann L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE, Rainer H. (Ed.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 65-116.

CAMPOS, Diana Catarina F.; GRAVETO, João Manuel G. N. The role of nurses and patients involvement in the clinical decision-making process. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 17, p. 1065-1070, 2009.

CHANG, Chi; BERLINGERI-COLON, Migdalisel; MAVIS, Brian; LAIRD-FICK, Heather S.; PARKER, Carol; SOLOMON, David. Medical student progress examination performance and its relationship with metacognition, critical thinking, and self-regulated learning strategies. Academic Medicine, v. 96, n. 2, p. 278-284, 2021.

CHI, Michelene T.; GLASER, Robert; REES, Ernest. Expertise in problem solving. In: STERNBERG, Robert J. (Ed.). Advances in the psychology of human intelligence. v. 1. Hilsdale, New Jersey: Erlbaum, 1982.

CORDEIRO, Thais L. R.; SANTOS, Luciana R.; PEIXOTO, Mauricio. Metacognição em simulação clínica: auxiliando o estudante a aprender a aprender. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14805, 2023.

CORRÊA, Nancy N. G.; JUVANELLI, Caio; MENEGUETE, Hemilyn da S. Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14807, 2023.

CRUZ, Diná de Almeida Lopes Monteiro da; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos. Prática baseada em evidências, aplicada ao raciocínio diagnóstico. Revista Latino-Americana Enfermagem, v. 3, n. 13, p. 415-422, 2005.

DUNLOSKY, John; RAWSON, Katherine A.; MARSH, Elizabeth J.; NATHAN, Mitchell J.; WILLINGHAM, Daniel T. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from Cognitive and educational psychology. Psychological Science in the Public Interest, v. 14, n. 1, p. 4-58, 2013.

EFKLIDES, Anastasia. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review, v. 1, n. 1, p. 3-14, 2006.

FEYZI-BEHNAGH, Reza; AZEVEDO, Roger; LEGOWSKI, Elizabeth; REITMEYER, Kayse; TSEYTLIN, Eugene; CROWLEY, Rebeca S. Metacognitive Scaffolds Improve Self-Judgments of Accuracy in a Medical Intelligent Tutoring System. Instructional Science, v. 42, n. 2, p. 159-181, 2014.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FLAVELL, John Hurley; WELLMAN, Henry M. Metamemory. In: KAIL, Robert V.; HAGEN, Jhon W. (Ed.). Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1977. p. 3-33.

FRANZONI, Patricia; QUARTIERI, Marli T.; MARTINS, Gabrielle B. Inovação nos processos de ensino e aprendizagem de educação financeira na disciplina de Matemática. Revista Contexto & Educação, v. 38, n. 120, p. 1-26, 2023.

HACKER, Douglas J. Definitions and empirical foundations. In: HACKER, Douglas J.; DUNLOSKY, John; GRAESSER, Arthur (Ed.). Metacognition in educational theory and practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. p. 1-23.

HATTIE, John. Visible learning: a synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. NY: Routledge, 2009.

ISKANDER, Morkos. Burnout, Cognitive Overload, and Metacognition in Medicine. Medical Science Educator, v. 29, n. 1, p. 325-328, 2019.

JACKSON, Simon A.; KLEITMAN, Sabrina. Individual differences in decision-making and confidence: Capturing decision tendencies in a fictitious medical test. Metacognition and Learning, v. 9, n. 1, p. 25-49, 2014.

KASHAPOV, Mergalyas M.; BAZANOVA, Galina Yu. Comparison of indicators of metacognitive awareness of doctors at different stages of education. Perspectives of Science and Education, v. 52, n. 4, p. 392-403, 2021.

MCMANUS, Catherine; LEE, James A. A review of innovations in surgical education: melding metacognition and technology. Laparoscopic Surgery, v. 6, n. 27, p. 1-7, 2022.

MONEREO, Carles; CASTELLÓ, Monteserrat; CLARIANA, Mercè; PALMA, Monteserrat; PÉREZ CABANI, Maria L. Estratégias de enseñanza y aprendizaje: formação del professorado y aplicación en la escuela. Barcelona: Editora Graó, 1994.

MORITZ, Steffen; PETERS, Maarten J.; LARØI, Frank; LINCOLN, Tânia M. Metacognitive beliefs in obsessive-compulsive patients: a comparison with healthy and schizophrenia participants. Cognitive Neuropsychiatry, v. 15, n. 6, p. 531-548, 2010.

OLIVEIRA, Flávia de. Habilidades para tomada de decisão na enfermagem: revisão integrativa. 2012. 54f. Monografia (Pós-Graduação de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde) – Universidade Federal de Minas Gerais, Polo Campos Gerais, Belo Horizonte, 2012.

PEIXOTO, Maurício A. P.; BRANDÃO, Marcos A. G.; JUNIOR, Gerson A. P.; CAMPOS, Juliana F.; SOUTO, Jaqueline S. S. Using metacognition to analyze a misdiagnosis case in high-fidelity simulation. Revista Brasileira de Educação Médica, n. 45 v. 2, e080, 2021.

PEIXOTO, Maurício A. P.; BRANDÃO, Marcos Antônio G.; SANTOS, Gladis dos. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Revista Brasileira de Educação Médica, n. 31, v. 1, p. 67-80, 2007.

PEIXOTO, Maurício A. P.; SILVA, Rosana N. M. B. Estratégias de Aprendizagem em Alunos de Medicina: Pré-Teste. Revista Brasileira de Educação Médica, n. 23, v. 1, p. 18-31, 1999.

ROSA, Cleci Teresinha Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014.

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 703-721, 2020.

STAUDT, Michelli; ROSA, Cleci Teresinha Werner. A neurociência nas teses e dissertações da área de educação. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 38, n. 120, p. e13239, 2023.

STEDILE, Nilva Lúcia Rech; FRIENDLANDER, Maria Romana. Metacognição e ensino de Enfermagem: uma combinação possível? Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 6, p .792-799, 2003.

STENTOFT, Diana. Problem-based projects in medical education: extending PBL practices and broadening learning perspectives. Health Sciences Education: Theory and Practice, v. 5, n. 24, p. 959-969, 2019.

TURANA, Sevgi; DEMIREL, Özcan. In what level and how medical students use metacognition? A case from Hacettepe University. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p. 948-952, 2010.

VERSTEEG, Marjolein et al. What Were You Thinking? Medical Students' Metacognition and Perceptions of Self-Regulated Learning. Teaching and Learning in Medicine, v. 33, n. 5, p. 473-482, 2021.

ZOHAR, Anat; BARZILAI, Sarit. A review of research on metacognition in science education: Current and future directions. Studies in Science education, v. 49, n. 2, p. 121-169, 2013.

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

Estacia, C. T., & da Rosa, C. T. W. (2025). Metacognição e aprendizagem: Um estudo exploratório em pesquisas da área de educação médica . Revista Contexto & Educação, 40(122), e16411. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16411

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde