Mulheres indígenas na universidade: trajetória e desafios
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16674Palavras-chave:
Território Indígena, Ensino Superior, Mulheres Kaingang e Guarani, ProfissionalizaçãoResumo
Trata de Estudo sobre mulheres indígenas na universidade, um misto de luta, desafio, articulação, resistência, sonho, utopia e conquista, kaingang e guarani. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste, que objetiva identificar a inserção e a participação das mulheres a partir da inserção na universidade. A luta das mulheres indígenas se dá internamente nos territórios na relação com suas lideranças, ainda majoritariamente masculina, na relação familiar patriarcal e, se dá no campo da conquista do Ensino Superior, dentro e fora dos territórios. Evidencia o contexto e conjuntura da necessidade de formação e escolarização superior de nosso povo. A problemática investigativa explicita que esse território tem realizado conquistas em postos de trabalho antes não existentes. Aspecto que tem exigido a formação superior e, isso vem sendo enfrentado pelo acessado a universidade pública e, contraditoriamente a universidade privada. Aqui pretendemos analisar a presença das mulheres indígenas no Ensino Superior e a ocupação dos postos de trabalho pelas mesmas no território. Para produzir os dados realiza a investigação bibliográfica necessária na produção acadêmica e científica. Como categorias centrais no estudo destacamos o Ensino Superior, as mulheres, território, formação, entre outras. No trabalho de campo realiza o levantamento de dados sobre as mulheres kaingang e guarani no Ensino Superior com a produção de um quadro de análise qualitativo e quantitativo. Considera que houveram avanços nas conquistas e permanece o desafio da formação superior. Destaca que as mulheres ainda precisam conquistar espaço na participação da gestão dos territórios.
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