Formação continuada de professores: um olhar para as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16679Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação Continuada, Educação Básica, DocentesResumo
A formação continuada docente fomenta o aprimoramento dos conhecimentos e contribui para a ampliação das habilidades e capacidade docentes. As tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC ocupam cada vez mais espaço no cotidiano escolar, assim, é importante que o professor, ao utilizá-las em sua prática pedagógica, seja capaz de criar propostas de ensino com condições de aprendizagens, o que demanda formação continuada. Este estudo tem por objetivo fomentar reflexões sobre a formação continuada docente no contexto das TDIC a partir de documentos basilares da educação e da prática desenvolvida no município de Concórdia/SC. A justificativa se estabelece a partir da necessidade de processos formativos contínuos que contribuam para um movimento constante de aprendizagem e construção de conhecimento com tecnologias. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa do tipo exploratória e, quanto à coleta de dados, classificada como bibliográfica e documental. Como resultado, destaca-se que, apesar da importância do planejamento e oferta de formações continuadas na perspectiva das tecnologias, isso é pouco abordado nos documentos que orientam o trabalho docente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Sem proposições específicas, aponta-se para a necessidade de revisão das Diretrizes Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Em relação à materialização das formações no município de Concórdia/SC, foram constatadas algumas promovidas no ano de 2020, mas uma ou nenhuma nos anos seguintes, o que implica uma descontinuidade do processo formativo. A metodologia utilizada nas formações continuadas não oportunizou o diálogo permanente do professor com sua prática, problematizando-a e, assim, não possibilitou construções por meio das TDIC.
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