Mentoria na formação de professores: Identidade e desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16684

Palavras-chave:

Mentoring e mentoria na formação docente, Desenvolvimento profissional, Formação de professores

Resumo

Este artigo explora o papel da mentoria no desenvolvimento profissional de professores, utilizando uma pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo "estado do conhecimento". A análise textual discursiva (ATD) foi empregada para interpretar os dados coletados de bases como BDTD e Scielo, com foco em descritores como "mentoring", "mentoria acadêmica" e "formação docente". A pesquisa revelou uma escassez inicial de estudos sobre mentoria em cursos de licenciatura, exigindo ajustes nos critérios de inclusão. Observou-se que a mentoria é mais comum na área da saúde, especialmente em medicina e enfermagem, com um aumento de publicações sobre mentoria na educação entre 2013 e 2024. Os trabalhos selecionados buscaram compreender as diferentes concepções de mentoria aplicadas à educação. A escolha da ATD permitiu uma análise aprofundada dos significados presentes nos textos, ampliando a compreensão do tema. As pesquisadoras destacam o potencial da mentoria na formação de professores, baseando-se em sua aplicação bem-sucedida em outras áreas e em registros de sua utilização na educação básica. No entanto, ressaltam a necessidade de mais pesquisas sobre a mentoria em cursos de licenciatura no Brasil. Em conclusão, a mentoria pode fortalecer a formação docente e promover uma educação mais humana, mas enfatiza-se a importância de investir na carreira do professor para além da formação inicial.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Garcia, R. C., & Paim , M. M. W. (2025). Mentoria na formação de professores: Identidade e desenvolvimento profissional. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16684. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16684

Edição

Seção

Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior