Paradigmas do conhecimento e neomodernidade: A atualidade da proposta de Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16949Palavras-chave:
Paradigmas, neomodernidade, conhecimento, escolaResumo
O legado de Mário Osório Marques contempla, entre muitas outras contribuições valiosas, a noção de paradigmas do conhecimento e da razão – ontológico, subjetivo moderno e intersubjetivo – na tradição humana. Este escrito traça um percurso de revisão bibliográfica e subsídio hermenêutico que discorre sobre cada paradigma proposto pelo autor, bem como a transição entre eles. Marques possibilita o tensionamento entre cada momento paradigmático e a presença, limitações e possibilidades da educação naquela concepção de verdade, posicionando-se, após virada linguística, no paradigma da razão comunicativa, o que possibilita a concepção de neomodernidade, termo cunhado por Rouanet. Assim, propõe-se a neomodernidade como posição paradigmática capaz de pensar o problema do conhecimento, a educação/aprendizagem e as implicações disso à dimensão social do mundo. O posicionamento paradigmático neomoderno e de razão intersubjetiva, representa possibilidade de reconstrução do potencial civilizatório e emancipatório iluminista, frente a um contexto de relativismo, fake news e autoritarismo, isto é, o que Marques chamou de contexto de “comunicação sistematicamente perturbada, assimétrica e manipuladora”.
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BOUFLEUER, José Pedro. Paradigmas do conhecimento e da educação. [S.l.: S.d.].
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução de Sandra Pina. São Paulo: Cortez, 2020.
CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis de. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: Unesp, 2008.
DESCARTES, René. O discurso do método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2016.
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: Sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Trad. Sandra Regina Felgueiras. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. Tradução de Sueli Tomazini Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização do social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
KAKUTANI, Michiko. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Tradução de André Czarnobai e Marcela Duarte. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
MARQUES, Mario Osorio. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2002.
MARQUES, Mario Osorio. Educação / interlocução, aprendizagem / reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Editora Unijuí, 1993.
MARQUES, Mario Osorio. Os paradigmas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 73. n. 175. p. 547-565. set/dez; Brasília, 1992.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens políticas e econômicas de nossa época. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2021.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa?. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SILVA, Sidinei Pithan da; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Aprendizagem e racionalidade no projeto da neomodernidade. Cadernos de Educação, n. 45, p. 82-88, 11, 2013. DOI: 10.15210/caduc.v0i45.3824. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3824. Acesso em: 15 jan. 2025.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia da educação e pedagogia crítica em tempos pós-modernos. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. P. 122-140.
SOLER, Colette. O que faz laço? Tradução Elisabeth Saporiti. São Paulo: Escuta, 2016.
TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução de Mônica Cristina Corrêa. São Paulo: Editora Barcarolla, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).