Paradigmas do conhecimento e neomodernidade: A atualidade da proposta de Mario Osorio Marques

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16949

Palavras-chave:

Paradigmas, neomodernidade, conhecimento, escola

Resumo

O legado de Mário Osório Marques contempla, entre muitas outras contribuições valiosas, a noção de paradigmas do conhecimento e da razão – ontológico, subjetivo moderno e intersubjetivo – na tradição humana. Este escrito traça um percurso de revisão bibliográfica e subsídio hermenêutico que discorre sobre cada paradigma proposto pelo autor, bem como a transição entre eles. Marques possibilita o tensionamento entre cada momento paradigmático e a presença, limitações e possibilidades da educação naquela concepção de verdade, posicionando-se, após virada linguística, no paradigma da razão comunicativa, o que possibilita a concepção de neomodernidade, termo cunhado por Rouanet. Assim, propõe-se a neomodernidade como posição paradigmática capaz de pensar o problema do conhecimento, a educação/aprendizagem e as implicações disso à dimensão social do mundo. O posicionamento paradigmático neomoderno e de razão intersubjetiva, representa possibilidade de reconstrução do potencial civilizatório e emancipatório iluminista, frente a um contexto de relativismo, fake news e autoritarismo, isto é, o que Marques chamou de contexto de “comunicação sistematicamente perturbada, assimétrica e manipuladora”.

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

da Silva, L. de J., & Ruschel, G. E. S. (2025). Paradigmas do conhecimento e neomodernidade: A atualidade da proposta de Mario Osorio Marques. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16949. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16949

Edição

Seção

O Legado da obra de Mario Osorio Marques para a Educação