Apresentação do dossiê: políticas linguísticas e de internacionalização à luz do legado de Paulo Freire: os inéditos-viáveis no/do/para o sul global - parte 2
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17389Resumo
A edição de 2025 da Revista Contexto & Educação dá continuidade ao dossiê temático iniciado em 2024, na qual foram publicados quatro artigos que aprofundaram reflexões enraizadas no legado de Paulo Freire e em abordagens críticas comprometidas com a decolonialidade, o Sul Global e o inédito-viável como horizonte ético-político e epistemológico. Os textos agora reunidos ampliam esse debate, articulando práticas de resistência, pedagogias contra-hegemônicas e possibilidades de (re)existência educativa, respondendo à urgência de revermos nossas estruturas curriculares, linguísticas e políticas, diante das múltiplas opressões que atravessam a escola, a universidade e os próprios sujeitos do conhecimento.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indagação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris. Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. ISBN 978-65-5637-379-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.