Ensino superior e a política de formação de professores a partir da LDB/1996
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.119-139Resumo
O presente estudo documental apresenta um resgate histórico sobre os principais aspectos das políticas de formação docente após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, ressaltando as influências exercidas dos organismos internacionais em nosso país. Também destaca as políticas e programas no campo de formação do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Analisa as relações transformadoras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como agência reguladora da formação docente. Constata-se que tais políticas têm engendrado nova organização do trabalho acadêmico que reflete um modelo regulador das demandas globais de formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).