A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.45-71Resumo
Esta produção é fruto da vivência com um grupo de licenciandos em Matemática de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2012. Trata-se de atividades realizadas durante o estágio de docência de uma das autoras, envolvendo a orientadora e a professora da disciplina "Tópicos em Educação Matemática". Na disciplina os alunos foram instigados a produções textuais, a partir de estudos acerca das tendências pedagógicas em Educação Matemática, relacionando-as com o momento histórico em que foram produzidas. Bem como, a análise de livros didáticos utilizados nas décadas de cada tendência e narrativas de antepassados no que tange ao ensino de Matemática. Por meio da análise dessas produções textuais, objetivou-se identificar as potencialidades da exploração da História do ensino da Matemática que passa na "memória" do aluno e/ou na de seus antepassados e nos livros didáticos, para a constituição do futuro professor de Matemática. Dessa forma concluímos que os futuros educadores foram possibilitados a perceber as relações entre os momentos históricos e o processo de ensino da Matemática desenvolvido, compreender o livro didático como um determinante na prática docente, além de perceber o enfoque diferenciado que se faz necessário no trabalho com a Matemática no contexto atual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).