Catadores de Materiais Recicláveis: Novos Regimes de Verdade na Constituição do Protagonismo destes Atores Sociais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.28-43Resumo
Este artigo pretende mostrar como as diversas formações discursivas em torno da figura do catador e do meio ambiente vêm contribuindo para uma mudança nas práticas relacionadas ao cuidado com o ambiente natural e com sujeitos sociais que até bem pouco tempo eram considerados apenas sujeitos excluídos. Tais discursos constituem novos regimes de verdade possibilitando aos catadores um novo modo de vida mediante as novas relações que estabelecem e que lhes permitem um maior cuidado consigo e com o outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).