Atitudes escolares de alunos e professores do Ensino Médio diurno e noturno: Representações Sociais acerca da escola.

Autores

  • Luciano Luz Gonzaga Instituto de Bioquímica Médica Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências
  • Andrea Velloso da Silveira Praça Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Denise Rocha Corrêa Lannes Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.203-232

Resumo

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as Representações Sociais que alunos e professores do Ensino Médio desenvolveram acerca da escola, assim como suas reais expectativas. Os alunos do diurno remeteram-se a ideia de aprender como um processo dependente das qualidades e habilidades dos seus professores, com forte apelo afetivo e a busca por uma escola que os prepare para o futuro. Enquanto que para os alunos do noturno, o processo ensino-aprendizagem ocorre em dissonância com professores e alunos e buscam por uma escola que os prepare para o mercado de trabalho. Em relação aos professores do diurno, a RS está restrita aos aspectos cognitivos, sem a figura do aluno. Enquanto que os professores do noturno está associada aos aspectos cognitivos em que existe a relação aluno-professor. Os professores buscam por uma escola que apenas transmita o conhecimento.

Biografia do Autor

Luciano Luz Gonzaga, Instituto de Bioquímica Médica Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências

Mestre em Educação, Difusão e Gestão em Biociências, do Instituto de Bioquimica Médica, da UFRJ,

Andrea Velloso da Silveira Praça, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação, professora- adjunto do Instituto de Bioquímica Médica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Denise Rocha Corrêa Lannes, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências, Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Biologia e do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Professora responsável pelo Laboratório de Representações Sociais, Práxis Pedagógica e Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

Gonzaga, L. L., Praça, A. V. da S., & Lannes, D. R. C. (2013). Atitudes escolares de alunos e professores do Ensino Médio diurno e noturno: Representações Sociais acerca da escola. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(88), 203–232. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.203-232