Atitudes escolares de alunos e professores do Ensino Médio diurno e noturno: Representações Sociais acerca da escola.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.203-232Resumo
O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as Representações Sociais que alunos e professores do Ensino Médio desenvolveram acerca da escola, assim como suas reais expectativas. Os alunos do diurno remeteram-se a ideia de aprender como um processo dependente das qualidades e habilidades dos seus professores, com forte apelo afetivo e a busca por uma escola que os prepare para o futuro. Enquanto que para os alunos do noturno, o processo ensino-aprendizagem ocorre em dissonância com professores e alunos e buscam por uma escola que os prepare para o mercado de trabalho. Em relação aos professores do diurno, a RS está restrita aos aspectos cognitivos, sem a figura do aluno. Enquanto que os professores do noturno está associada aos aspectos cognitivos em que existe a relação aluno-professor. Os professores buscam por uma escola que apenas transmita o conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).