ENSINO DE GEOGRAFIA E PROJETO DE SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL: RECONSTRUINDO LEITURAS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.214-242Resumo
Opresente artigo busca resgatar a contribuição de três autores (Aroldo deAzevedo, Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig) fundamentais no processo deinstitucionalização da geografia no Brasil, buscando estabelecer a relaçãoexistente entre o projeto de geografia e o projeto de sociedade pensado pelosmesmos, bem como compreender a forma como os autores concebiam a relação entreensino e pesquisa na geografia na formação de professores e estudantes daeducação básica. Para isso, realizamos ampla pesquisa documental, levantando osprincipais textos dos autores acerca da temática, publicados em diferentes periódicosda época. Além disso, realizamos entrevistas com importantes pensadores dageografia com o intuito de compreender a visão dos mesmos acerca das disputasque marcaram esta relação entre ensino e pesquisa no momento deinstitucionalização da ciência geográfica no Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).