TEORIA E PRÁTICA NO “EDUCAR PELA PESQUISA”: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Adriana Chilante de Paula Secretaria Municipal de Educação Esteio, RS
  • João Batista Harres PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.156-192

Resumo

Este estudo busca compreender como o princípio do Educar pela Pesquisa (EPP) tem sido levado à prática nas pesquisas de mestrado na área de Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (PPGEDUCEM). Como parte de uma pesquisa de mestrado, os dados são oriundos de nove dissertações defendidas no PPGEDUCEM nas quais foram realizadas, pelo próprio autor da dissertação, atividades didáticas utilizando o Educar pela Pesquisa como princípio educativo. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para a análise dos textos selecionados. As análises apontaram diferentes graus de apropriação das dimensões prática e teórica pelos sujeitos. As perspectivas epistemológica e didática também foram analisadas.

Biografia do Autor

Adriana Chilante de Paula, Secretaria Municipal de Educação Esteio, RS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Equipe e assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Esteio/RS

João Batista Harres, PUCRS

Doutor em Educação, professor da Faculdade de Física da PUCRS e do PPG em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

2016-02-24

Como Citar

Paula, A. C. de, & Harres, J. B. (2016). TEORIA E PRÁTICA NO “EDUCAR PELA PESQUISA”: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(96), 156–192. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.156-192