A INCORPORAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ PALLES SOBRINHO (CEJPS)

Autores

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jacson César de Jesus Neri Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Rosalina Evangelista dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luana Silva Santana Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.32-56

Resumo

Este artigo discute a inserção do ambiente informatizado na prática pedagógica dos professores do Colégio Estadual José Palles Sobrinho - CEJPS. A metodologia utilizada neste trabalho foi de caráter qualitativo. Para auxiliarmo-nos a compreender o nosso objeto de estudo, lançamos mão das contribuições teóricas de Kenski (2007), Valente (2008), Moran (2007), Soares (2010), Libâneo (2009), Ens (2002), Santos (2003) e Lévy (1999). O computador, por se caracterizar pela convergência de mídias, se apresenta como um recurso pedagógico privilegiado. Contudo, para que a sua utilização na relação ensino-aprendizagem seja exitosa, é necessário que a submeta aos critérios de uma concepção dialógica desta relação. Neste sentido, este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre a utilização do laboratório de informática e, a partir daí, estabelecer estratégias de intervenção pedagógica contundente neste espaço.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Jacson César de Jesus Neri, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor da Rede Pública Estadual da Bahia.

Rosalina Evangelista dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora da Rede Pública Estadual da Bahia.

Luana Silva Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Mestre em Bioenegia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências e da Faculdade Independente do Nordeste.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Porto, K. S., Neri, J. C. de J., dos Santos, R. E., & Santana, L. S. (2017). A INCORPORAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ PALLES SOBRINHO (CEJPS). Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 32–56. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.32-56