O PERFIL DO PROFESSOR E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNIPAMPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.29-54

Resumo

O objetivo do artigo é ampliar a compreensão do perfil do professor do ensino superior brasileiro e das propostas de formação oferecidas dentro do contexto universitário. O foco de estudo foram os professores da Universidade Federal do Pampa e o programa de desenvolvimento profissional desta instituição. A instituição fez parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil (REUNI), tem uma estrutura multicampi e suas unidades universitárias estão distribuídas em dez cidades localizadas na região do pampa e fronteira do estado do Rio Grande do Sul. O perfil docente foi construído em consulta ao currículo lattes de 707 docentes (base de corpo docente de 2015) e a proposta de formação continuada para estes professores foi conhecida através dos documentos disponibilizados no site da instituição, referentes à política proposta de formação e desenvolvimento profissional do professor. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo que tiveram os dados sistematizados numa dimensão quanti-qualitativa descritiva. A partir dos dados levantados e analisados foi possível identificar alguns aspectos referentes ao perfil dos professores da Unipampa e compreender como foi se configurando a política de formação continuada nesta universidade. 

Biografia do Autor

Valmor Rhoden, UNIPAMPA

Professor Adjunto do curso de Relações Públicas - Ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA São Borja. Tem três livros publicados e artigos em outros oito. 

Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Eduação da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, no Curso de Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Rhoden, V., & Rhoden, J. L. M. (2017). O PERFIL DO PROFESSOR E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNIPAMPA. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 29–54. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.29-54