O PERFIL DO PROFESSOR E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNIPAMPA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.29-54Resumo
O objetivo do artigo é ampliar a compreensão do perfil do professor do ensino superior brasileiro e das propostas de formação oferecidas dentro do contexto universitário. O foco de estudo foram os professores da Universidade Federal do Pampa e o programa de desenvolvimento profissional desta instituição. A instituição fez parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil (REUNI), tem uma estrutura multicampi e suas unidades universitárias estão distribuídas em dez cidades localizadas na região do pampa e fronteira do estado do Rio Grande do Sul. O perfil docente foi construído em consulta ao currículo lattes de 707 docentes (base de corpo docente de 2015) e a proposta de formação continuada para estes professores foi conhecida através dos documentos disponibilizados no site da instituição, referentes à política proposta de formação e desenvolvimento profissional do professor. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo que tiveram os dados sistematizados numa dimensão quanti-qualitativa descritiva. A partir dos dados levantados e analisados foi possível identificar alguns aspectos referentes ao perfil dos professores da Unipampa e compreender como foi se configurando a política de formação continuada nesta universidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).