CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164Resumo
O estudo objetivou analisar as concepções de professores sobre os processos de educação em saúde no contexto escolar, bem como as principais dificuldades encontradas por eles para trabalhar o tema saúde no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo transversal, no qual foram incluídos professores do Ensino Médio de duas escolas públicas através de sorteio. Foi aplicado um questionário, contendo questões abertas e fechadas, referentes às características profissionais dos professores, bem como aspectos sobre a abordagem do tema saúde na escola. Como resultados, podemos destacar que, apesar da maioria dos professores concordar que é de responsabilidade de todos abordar o tema Saúde na escola, os mesmos reiteram que precisam de formação continuada e de material didático de qualidade, a fim de dar-lhes suporte para realizar esse trabalho. Foi verificado que a concepção sobre saúde por parte dos professores é limitada, uma vez que percebem que o tema deve ser abordado em sala de aula, com a finalidade de prevenir doenças. Por fim, a busca por uma melhor formação docente com os temas em saúde deve ser priorizada, a fim de que os processos de ensino e aprendizagem com essa temática transversal sejam efetivos no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).