REPRESENTATIVIDADE DA BIOLOGIA EM CTS POR MEIO DE ANÁLISE POR REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.81-99Resumo
O presente trabalho buscou investigar como as temáticas relacionadas ao Ensino de Biologia são representadas nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os trabalhos analisados na pesquisa foram obtidos no Banco de Dados do Grupo CTS e Educação, do CEFET/RJ. Para a obtenção dos artigos relacionados à temática pesquisada, foram selecionados, dentre os 173 trabalhos e 632 palavras-chave sobre Ensino CTS, aqueles que continham termos considerados de grande importância na na área de Biologia/Ensino de Biologia, presentes no Título, Resumo ou Palavras-chave. Através da Análise de Rede Social, os dados foram analisados quanto às temáticas abordadas - através da análise das palavras-chave - e quanto ao referencial metodológico utilizado, pela análise dos principais autores\trabalhos citados. Os resultados deste trabalho auxiliam a compreender como a biologia vem sendo representada no campo CTS, as temáticas de pesquisa, assim como os principais autores citados nesta área. Os resultados obtidos demonstram uma particularidade da subárea de biologia ao comparar com o campo CTS no Brasil. Concluiu-se que esta se apropria da abordagem CTS em suas pesquisas, porém, não utiliza as referências que são tidas como base comum na ampla área de Ensino CTS, utilizando, assim, seus próprios referenciais teóricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).