REPRESENTATIVIDADE DA BIOLOGIA EM CTS POR MEIO DE ANÁLISE POR REDES SOCIAIS

Autores

  • Milena Lopes Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ
  • Ana Helena Grieco Gonzalez Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ
  • Natália Vinhosa Bruno Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.81-99

Resumo

O presente trabalho buscou investigar como as temáticas relacionadas ao Ensino de Biologia são representadas nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os trabalhos analisados na pesquisa foram obtidos no Banco de Dados do Grupo CTS e Educação, do CEFET/RJ. Para a obtenção dos artigos relacionados à temática pesquisada, foram selecionados, dentre os 173 trabalhos e 632 palavras-chave sobre Ensino CTS, aqueles  que continham termos considerados de grande importância na  na área de Biologia/Ensino de Biologia, presentes no Título, Resumo ou Palavras-chave. Através da Análise de Rede Social, os dados foram analisados quanto às temáticas abordadas - através da análise das palavras-chave - e quanto ao referencial metodológico utilizado, pela análise dos principais autores\trabalhos citados. Os resultados deste trabalho auxiliam a compreender como a biologia vem sendo representada no campo CTS, as temáticas de pesquisa, assim como os principais autores citados nesta área. Os resultados obtidos demonstram uma particularidade da subárea de biologia ao comparar com o campo CTS no Brasil. Concluiu-se que esta se apropria da abordagem CTS em suas pesquisas, porém, não utiliza as referências que são tidas como base comum na ampla área de Ensino CTS, utilizando, assim, seus próprios referenciais teóricos.

Biografia do Autor

Milena Lopes Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas, especialização em Gestão Ambiental, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ, na área de Educação. 

Ana Helena Grieco Gonzalez, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ.

Natália Vinhosa Bruno, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ

licenciada em Ciências Biológicas, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ.

Álvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/ RJ

Doutor em Educação/UFRJ e professor dos Programas de Pós-graduação do CEFET.


Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Rocha, M. L., Gonzalez, A. H. G., Bruno, N. V., & Chrispino, Álvaro. (2017). REPRESENTATIVIDADE DA BIOLOGIA EM CTS POR MEIO DE ANÁLISE POR REDES SOCIAIS. Revista Contexto & Educação, 32(102), 81–99. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.81-99