EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Damaris Wehrmann Robaert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santo Augusto.
  • Elisiane Felzke Schonardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.191-212

Resumo

Este texto constitui-se em um relato de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Saúde Mental. Ela consiste em uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, onde buscou-se compreender as concepções dos profissionais da área da psicologia, no que se refere às práticas de saúde mental, já desenvolvidas, pelas equipes dos centros de saúde, de dois campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Parte-se aqui da concepção de saúde mental construída a partir da Reforma Psiquiátrica e, consequentemente, da necessidade de construção de uma rede comunitária de atenção à saúde, podendo a escola constituir-se como uma das integrantes desta. O motivo de ter-se optado por este caso reside no fato de referir-se a uma recente experiência de articulação entre saúde e educação – experiência diferenciada por introduzir centros de saúde, com equipes multiprofissionais, dentro das escolas. Sendo uma proposta inovadora, portanto, se faz importante compreender como os profissionais da saúde a tem percebido e, como entendem as possibilidades de contribuições da escola quanto ao desenvolvimento de ações com ênfase na saúde mental dos adolescentes. Entre os resultados encontrados, destaca-se que a concepção destes apontou afirmativamente para interessantes práticas já desenvolvidas nesse sentido. 

Biografia do Autor

Damaris Wehrmann Robaert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santo Augusto.

Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atualmente é psicóloga do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto, atuando na Coordenação de Assistência Estudantil. Tem experiência principalmente na área de Psicologia clínica e Educacional. Possui Especialização em Saúde Mental pela UNIJUI; e, Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Elisiane Felzke Schonardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação nas Ciências- área: Psicologia. Tempo integral da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Social e Educacional. Trabalha, principalmente, com os temas:o mal-estar na educação; aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; a atuação do psicólogo nas instituições educativas; infância; adolescência; atenção psicossocial ao idoso; acompanhamento terapêutico; ética e psicanálise. Tem experiência de Coordenação do Curso de Psicologia da UNIJUÍ (campus Santa Rosa e campus Ijuí); Coordenação do NDE do Curso de Psicologia; Coordenação Geral dos Estágios Curriculares do Curso de Psicologia; foi nomeada para atuar na reformulação curricular do Curso de Psicologia na versão 2007 e 2015. Atua, principalmente, no ensino de Psicologia, na extensão, e na pesquisa de forma independente (sem auxílio institucional) sobre o trabalho do psicólogo na escola.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Robaert, D. W., & Schonardie, E. F. (2017). EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 191–212. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.191-212