DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA: A SELETIVIDADE DO CURRÍCULO OFICIAL PAULISTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.248-276Resumo
O presente artigo procura demonstrar como o tema da diversidade étnico-racial e cultural vem sendo desenvolvido nas séries iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas paulistas. O texto apresenta uma análise crítica ao material didático disponibilizado aos professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), para que eles desenvolvam suas ações educativas. Avaliando as Expectativas de Aprendizagem contidas no Currículo Oficial, com base na análise do conteúdo categorial, identificamos que o poder público, contribui de forma planejada para a discriminação de temas étnico-raciais, por meio das políticas educacionais e do controle das práticas curriculares do cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).