AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE: OS CURSOS DE LICENCIATURA E DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.52-71Resumo
Neste artigo apresenta-se a discussão referente às possibilidades do processo de ambientalização na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, acontecida nos cursos de graduação (Licenciaturas e Direito) e efetuada entre 2015 e 2016. A metodologia seguida baseou-se na literatura existente na área da Educação Ambiental e de teóricos de metodologia da pesquisa, e os procedimentos metodológicos centraram-se na analise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC’s). Os resultados sugerem uma discrepância entre a imagem que a universidade consolidou enquanto “instituição verde” e o que conferem os currículos dos cursos. Também verificou-se que nos cursos de Licenciaturas e Direito apresentam-se disciplinas com indícios de ambientalização, porém, não o suficiente para considerar os cursos ambientalizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).