AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE: OS CURSOS DE LICENCIATURA E DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.52-71

Resumo

Neste artigo apresenta-se a discussão referente às possibilidades do processo de ambientalização na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, acontecida nos cursos de graduação (Licenciaturas e Direito) e efetuada entre 2015 e 2016. A metodologia seguida baseou-se na literatura existente na área da Educação Ambiental e de teóricos de metodologia da pesquisa, e os procedimentos metodológicos centraram-se na analise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC’s). Os resultados sugerem uma discrepância entre a imagem que a universidade consolidou enquanto “instituição verde” e o que conferem os currículos dos cursos. Também verificou-se que nos cursos de Licenciaturas e Direito apresentam-se  disciplinas com indícios de ambientalização, porém, não o suficiente para considerar os cursos ambientalizados.

Biografia do Autor

Amanda Carina Leal e Silva, Universidade da Região de Joinville - Univille

Graduada em História, Mestranda em Educação - Mestrado em Educação da Univille

Nelma Baldin

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(1985)
Professora Pesquisadora Doutorado em Saúde e da Universidade da Região de Joinville Univille , Brasil

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Leal e Silva, A. C., & Baldin, N. (2019). AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE: OS CURSOS DE LICENCIATURA E DIREITO. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 52–71. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.52-71