AULAS DINÂMICAS E INTERATIVAS: UMA LEITURA FREIREANA DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA A RESPEITO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Márden De Pádua Ribeiro PUC MG
  • Nayara Alves Teixeira
  • Camila Silva Palhares Leite
  • Flávia Raiane de Jesus Ramos

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.277-304

Resumo

O presente artigo se trata de uma pesquisa quantitativa realizada em curso de Pedagogia privado de Belo Horizonte. Tal pesquisa teve por objetivo levantar o perfil dos discentes do referido curso. Através de questionário estruturado contendo questões fechadas e abertas, a pesquisa pôde estabelecer esse levantamento a partir de três eixos estruturantes: pessoal, cultural e pedagógico. O foco do presente artigo diz respeito às análises provenientes das respostas contidas no eixo pedagógico do questionário. Neste eixo, foi perguntado aos discentes o que compreendiam como uma aula “boa” e uma aula “ruim”. A questão foi aberta e o tratamento específico desse dado foi qualitativo, através da análise esmiuçada das respostas sob auxílio metodológico da análise de conteúdo. Foi possível perceber nas respostas dos discentes um determinado perfil de docência que compreendem. As análises das respostas foram embasadas principalmente nos aportes teóricos de Marcos Masetto e Paulo Freire.

Biografia do Autor

Márden De Pádua Ribeiro, PUC MG

Doutorando em Educação - PUCMG

Professor do curso de Pedagogia - FACISABH

Nayara Alves Teixeira

Graduanda em Pedagogia - FACISABH

Camila Silva Palhares Leite

Graduanda em Pedagogia - FACISABH

Flávia Raiane de Jesus Ramos

Graduanda em Pedagogia - FACISABH

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Ribeiro, M. D. P., Teixeira, N. A., Leite, C. S. P., & Ramos, F. R. de J. (2018). AULAS DINÂMICAS E INTERATIVAS: UMA LEITURA FREIREANA DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA A RESPEITO DA DOCÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 277–304. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.277-304