EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.87-119

Resumo

Este artigo foi estruturado a partir de pesquisa realizada com estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental objetivando analisar sua percepção e práticas relacionadas aos problemas ambientais do lugar onde residem, estimular sua consciência ambiental e avaliar sua compreensão sobre aos problemas ambientais. Trata-se de estudo de caráter descritivo com abordagem quali/quantitativa, com 40 estudantes com idades entre 13 e 17 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos alunos, bem como suas observações ambientais complementadas pelo registro em imagens fotográficas. A análise teórica contextualiza sinteticamente aspectos da questão ambiental atual, estabelecendo sua relação com o processo civilizatório contemporâneo, bem como com problemas sociais, históricos, culturais e legislação ambiental brasileira; aborda mecanismos que envolvem a percepção ambiental enfatizando o Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental. Realizou-se análise discursiva dos relatos dos estudantes procurando estabelecer interconexões entre seus processos perceptivos. Os participantes demonstraram clareza na percepção dos problemas ambientais à sua volta, através dos seus relatos e imagens fotográficas captadas do ambiente em observação. Demonstraram ter atitudes em relação à preservação do ambiente e preocupação quanto aos impactos ambientais devidos à ação humana, responsabilizando as pessoas pelos mesmos, bem como pelas mudanças necessárias para alcançar a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Tania Renata Prochnow, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências pelo Centro de Ecologia da UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática - PPGECIM e dos cursos de Química (Licenciatura e Química Industrial) e de Engenharia Ambiental da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Cely Mariza Vargas da Silveira, Universidade Luterana do Brasil

Aluna do curso de especialização (lato sensu) em Novas Tecnologias e Metodologias de Ensino de Ciências da  Natureza, da Universidade Luterana do Brasil; professora da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul

 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Prochnow, T. R., & Silveira, C. M. V. da. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 87–119. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.87-119