EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.87-119Resumo
Este artigo foi estruturado a partir de pesquisa realizada com estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental objetivando analisar sua percepção e práticas relacionadas aos problemas ambientais do lugar onde residem, estimular sua consciência ambiental e avaliar sua compreensão sobre aos problemas ambientais. Trata-se de estudo de caráter descritivo com abordagem quali/quantitativa, com 40 estudantes com idades entre 13 e 17 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos alunos, bem como suas observações ambientais complementadas pelo registro em imagens fotográficas. A análise teórica contextualiza sinteticamente aspectos da questão ambiental atual, estabelecendo sua relação com o processo civilizatório contemporâneo, bem como com problemas sociais, históricos, culturais e legislação ambiental brasileira; aborda mecanismos que envolvem a percepção ambiental enfatizando o Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental. Realizou-se análise discursiva dos relatos dos estudantes procurando estabelecer interconexões entre seus processos perceptivos. Os participantes demonstraram clareza na percepção dos problemas ambientais à sua volta, através dos seus relatos e imagens fotográficas captadas do ambiente em observação. Demonstraram ter atitudes em relação à preservação do ambiente e preocupação quanto aos impactos ambientais devidos à ação humana, responsabilizando as pessoas pelos mesmos, bem como pelas mudanças necessárias para alcançar a sustentabilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).