ESPÉCIES NATIVAS E EXÓTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana de Souza Proença Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul
  • Rossano André Dal-Farra PPGECIM-ULBRA http://orcid.org/0000-0001-6855-7786
  • Eduardo Ubel Oslaj Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247

Resumo

A crescente ocupação urbana, a destruição dos biomas, e a presença de espécies exóticas distanciam os habitantes das espécies nativas, demandando a abordagem contextualizada destas temáticas. O presente estudo tem como objetivo obter subsídios para a construção de práticas educativas para abordar essa questão no ensino fundamental, articulando conhecimentos, valores e práticas sociais voltadas ao ambiente local. Foi realizado um conjunto de atividades em duas escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre no sul do Brasil, incluindo exposição dialogada, atividades com a apresentação de imagens de animais e plantas para a identificação de suas origens e a aplicação de questionários. Os dados qualitativos foram analisados com base na Análise de Conteúdo, os demais por meio das ferramentas da Estatística Descritiva e pelo Teste Binomial. Os resultados demonstraram que, mesmo conhecendo muitas espécies, os alunos apresentaram dificuldades no reconhecimento das nativas, assim como dos possíveis impactos causados pela introdução de espécies exóticas sobre os biomas, gerando a construção de práticas educativas, incluindo trabalhos em campo no entorno da escola e materiais didáticos que articulam a produção acadêmica nas áreas de Zoologia, Botânica e Ecologia com as ações realizadas pelos professores das escolas.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Proença, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-GRaduação em Ensino de Ciências e MAtemática na ULBRA.

Rossano André Dal-Farra, PPGECIM-ULBRA

Doutor em Educação. Biólogo. Médico Veterinário. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA

Eduardo Ubel Oslaj, Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Luterana do Brasil. Técnico Superior Agropecuário e Florestal - TSAF.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Proença, M. de S., Dal-Farra, R. A., & Oslaj, E. U. (2017). ESPÉCIES NATIVAS E EXÓTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 213–247. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247