COLETÂNEA LABGG (LABORATÓRIO NO GEOGEBRA) PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES: MÓDULO NEF.M803 – O TRIÂNGULO E OS PONTOS NOTÁVEIS BARICENTRO E CIRCUNCENTRO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.175-197Resumo
Os recursos tecnológicos nas escolas têm emergido nas últimas décadas, como um meio favorecedor do ensino e a aprendizagem. A Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) surge como um desses recursos ao ensino da Matemática e disciplinas afins, com o objetivo de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de ensino e avaliação. Tal Coletânea está organizada numa forma estrutural de módulos de Ensino-Aprendizagem (EA) descritos em formatos de artigos para a autoaprendizagem e posteriormente transformados em cursos para formações continuadas. Atualmente está com o apoio metodológico da sequência de ensino chamada de EDT (Ensino Dinâmico com Tecnologia, cuja aplicação se encontra em fase de desenvolvimento) que tem como base teórica o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), para o inter-relacionamento com as tecnologias. O módulo em estudo trata-se da 3ª aplicação em Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental II, no tocante ao assunto sobre “as relações e propriedades geométricas - o triângulo”, explorados através do LABGG, por comandos ou/e graficamente, obtendo como resultado, outra forma de ensino em um ambiente de caráter laboratorial, pelo qual possibilita a prática pretendida de uma forma dinâmica e atrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.