COLETÂNEA LABGG (LABORATÓRIO NO GEOGEBRA) PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES: MÓDULO NEF.M803 – O TRIÂNGULO E OS PONTOS NOTÁVEIS BARICENTRO E CIRCUNCENTRO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.175-197Resumo
Os recursos tecnológicos nas escolas têm emergido nas últimas décadas, como um meio favorecedor do ensino e a aprendizagem. A Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) surge como um desses recursos ao ensino da Matemática e disciplinas afins, com o objetivo de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de ensino e avaliação. Tal Coletânea está organizada numa forma estrutural de módulos de Ensino-Aprendizagem (EA) descritos em formatos de artigos para a autoaprendizagem e posteriormente transformados em cursos para formações continuadas. Atualmente está com o apoio metodológico da sequência de ensino chamada de EDT (Ensino Dinâmico com Tecnologia, cuja aplicação se encontra em fase de desenvolvimento) que tem como base teórica o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), para o inter-relacionamento com as tecnologias. O módulo em estudo trata-se da 3ª aplicação em Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental II, no tocante ao assunto sobre “as relações e propriedades geométricas - o triângulo”, explorados através do LABGG, por comandos ou/e graficamente, obtendo como resultado, outra forma de ensino em um ambiente de caráter laboratorial, pelo qual possibilita a prática pretendida de uma forma dinâmica e atrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).